Cotidiano

Prefeitura vai começar obras na escadaria do Marapé

Moradores reclamam; equipe do Viva o Bairro atuarão no local. A obra na escadaria da Rua 2 foi paralisada em função da ata de homologação de preços

Publicado em 30/05/2014 às 10:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Quem tem que subir as escadarias dos morros de Santos pode até estar acostumado com os exercícios diários e as condições dos equipamentos, mas também sabe o quanto os locais precisam de melhorias. A reportagem do Diário do Litoral – que recebeu uma denúncia sobre os acessos ao Morro do Marapé – ouviu dos moradores o que já aparente por si só: as escadarias não estão precárias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Soube que começaram uma obra na outra escadaria. Mas pararam e o pessoal roubou os materiais das obras. Nesta aqui (escadaria Nove de Julho), os corrimãos estão se desfazendo. E tem criança subindo o tempo todo, idoso que precisa de mais segurança. Tem que ter corrimão”, explica a catadora de lixo reciclável Célia Regina, que há 47 anos mora no pé da escadaria, situada no fim da Rua São Judas Tadeu, em frente à policlínica do bairro.

E é na unidade de Saúde que se encontra a equipe do Viva o Bairro, programa que foi relançado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa na semana passada e que começará as melhorias pelo Marapé nesta edição. A intenção da Prefeitura é ouvir as reivindicações dos moradores da área.

Era exatamente o que a recepcionista Maria de Fátima Rodrigues Pereira estava fazendo quando a Reportagem a encontrou. “Na verdade, eu gostaria de um teleférico (risos). Mas temos muitas coisas para reclamar, por exemplo, não dá para ter só duas linhas de ônibus aqui no bairro. Só temos a 77 e a 13, não é suficiente. A limpeza dos morros também seria boa e arrumar as escadarias é essencial. Lá em cima, no último caminho, o estado das escadarias é precário”, reclama.

Continua depois da publicidade

Outro problema levantado pela recepcionista é a falta de iluminação no acesso às escadarias, o que propicia um aumento na insegurança do bairro. “O pé da escadaria é alvo de bandidagem. Levaram o carro do meu filho na semana passada. Não sei o que poderia ser feito, talvez câmeras de segurança e maior iluminação. Precisa reforçar a segurança para os moradores”, explica.

Escadarias que dão acesso ao Morro do Marapé são alvo de reclamações (Foto: Luiz Torres/DL)

Viva o Bairro

Continua depois da publicidade

Todas essas reivindicações dos moradores foram ouvidas pela equipe da Prefeitura durante esta semana. Eles estão no bairro desde a última segunda-feira, dia 26, para fazer o levantamento destes problemas para que, na semana que vem, mais exatamente na terça-feira, dia 3, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa apresente as melhorias em cerimônia no próprio bairro.

As informações são do ouvidor municipal Flávio Jordão. “Muita coisa já foi feita no bairro, mas o programa Viva o Bairro vai recomeçar por lá para atender ainda mais reivindicações dos moradores”, garante. Ele informa ainda que as escadarias Nove de Julho começarão a sofrer intervenções daqui a 15 dias.

Questionada sobre as obras paralisadas nas escadarias e os materiais que teriam sido furtados, a Prefeitura de Santos informou que a obra na escadaria da Rua 2 no Morro do Marapé foi paralisada em função da ata de homologação de preços. “Os serviços serão retomados na segunda quinzena de junho. Não procede a informação de roubo dos blocos deixados no local. A reforma das escadarias de acesso às ruas 3, 6 e 9 será iniciada na segunda quinzena de julho”, informou através de nota.

Continua depois da publicidade

Hoje, a equipe do Viva o Bairro estará em frente ao no Mercado do Marapé, nas Avenida Pinheiro Machado, 618, das 9 às 17 horas.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software