Cotidiano

Prefeitura se reúne com Corpo de Bombeiros para simplificar processo de vistoria de empresas

Em pauta: a viabilidade e rapidez da liberação de eventos temporários e para o comércio.

Publicado em 26/11/2014 às 13:32

Compartilhe:

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, esteve reunida com representantes do Corpo de Bombeiros na segunda-feira (24), na sede da Corporação, em Guarujá. O objetivo foi debater a simplificação no processo de vistoria de empresas. Em pauta: a viabilidade e rapidez da liberação de eventos temporários e para o comércio.

A parceria é de extrema importância porque cabe ao poder público conceder alvarás de funcionamento e, quando for o caso, cassá-los ou autuar propriedades/eventos que estejam irregulares na questão da segurança. Pela legislação, a adoção de procedimentos preventivos é um dos fatores levados em conta pelas prefeituras para conceder licenças. Nesse processo, a análise é feita pelos Bombeiros (vistoria in loco). Se nela se constatar que equipamentos, instalações e procedimentos de segurança estão regulares, um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é emitido ao proprietário.

“Nosso objetivo aqui é encontrar mecanismos para agilizar que o empreendedor obtenha o AVCB sem demora para que, desta forma, possamos conceder o alvará de funcionamento. Para isso, é necessário estarmos alinhados com o Corpo de Bombeiros. Um trabalho em conjunto é mais eficaz, traz melhores resultados e com a devida proteção à vida das pessoas”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adilson de Jesus.

O AVCB é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio. Ou seja, possui um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.

O comandante do 2º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros (que abrange as áreas de Guarujá, Cubatão e Praia Grande), capitão Renato Abreu, ressalta que é o objetivo é facilitar a vida do empreendedor. “O ideal é que o proprietário de um estabelecimento ou responsável por um evento procure a corporação para tirar dúvidas antes de iniciar qualquer procedimento. Munido de informações sobre como proceder, o processo para a obtenção do AVCB é mais rápida”, disse.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário propôs criar uma comissão junto com demais secretarias interessadas com o objetivo de buscar mecanismos que venham a ajudar o empreendedor nesse processo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter