Cotidiano

Prefeitura orienta síndicos de edifícios tortos

A ação teve objetivo de tirar dúvidas e orientar sobre a obrigatoriedade da apresentação de parecer técnico de engenheiro calculista.

Publicado em 09/08/2013 às 12:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os síndicos de 65 prédios da orla com inclinação superior a 50 cm participaram nesta quinta (8) de reunião com representantes da Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações), no auditório do Banco do Brasil (Centro). A ação integra o Pisa (Programa dos Prédios Inclinados de Santos) e teve como objetivo tirar dúvidas e orientar sobre a obrigatoriedade da apresentação de parecer técnico de engenheiro calculista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A medida está de acordo com a lei de autovistoria (441/2001) e visa identificar se o desaprumo representa risco estrutural. O secretário de Infraestrutura e Edificações, Ângelo José da Costa Filho, explicou que os representantes dos imóveis deverão apresentar à prefeitura um plano de trabalho do profissional contratado, informado quanto tempo será preciso para realizar o estudo. “Precisamos saber o que está acontecendo nas estruturas dos imóveis”, disse o secretário.

Continua depois da publicidade

Os participantes conheceram detalhes históricos da inclinação dos edifícios e do levantamento realizado em 654 imóveis, por meio da apresentação do engenheiro Orlando Damin, da Seção de Inspeção de Estruturas. “A iniciativa da prefeitura de esclarecer os síndicos é altamente louvável, porque é um problema que requer pessoas especializadas”, disse Tarcísio Geraldo Campos, síndico dos edifícios Tutto Bello e Tutto Bianco, localizado na orla próximo ao canal 4.

Continua depois da publicidade

Todos os representantes dos prédios foram avisados previamente do encontro e notificados sobre a necessidade do parecer técnico. Também receberam laudos técnicos elaborados pela prefeitura, com dados dos imóveis, descrição da metodologia utilizada, bem como os critérios elaborados.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software