Cotidiano

Prefeitura inicia obras de restauração da Estação Ferroviária

Também está prevista para os próximos meses a instalação de uma base da Defesa Social, garantindo mais segurança aos visitantes e moradores do Bairro

Publicado em 12/07/2013 às 16:36

Compartilhe:

A Prefeitura de Peruíbe deu início, nesta sexta-feira (12), às obras de revitalização da Estação Ferroviária – patrimônio histórico e cultural do Município. O serviço de restauração prevê intervenções na parte interna do prédio e no seu entorno, que ganhará uma estrutura mais adequada para atender os visitantes, mais segurança e comodidade.

A prefeita Ana Preto visitou o local e anunciou as medidas que serão implementadas nos próximos meses para garantir a segurança do local: “Fiz questão de checar os problemas que a Estação Ferroviária enfrenta atualmente. Diante disso, determinei junto à secretaria de Obras e ao departamento de Cultura a revitalização da Estação”.

A reforma compreende a substituição do forro, que estava danificado pela presença de cupins, bem como a pintura e reparos na estrutura do local. Na parte externa, haverá uma nova iluminação e o jardim também será revitalizado.

A Prefeitura de Peruíbe deu início, nesta sexta-feira, às obras de revitalização da Estação Ferroviária (Foto: Divulgação)

Por decisão da antiga gestão, o equipamento foi fechado em novembro do ano passado, com problemas na estrutura. Já no início deste ano, a atual Administração encontrou o local sem condições para atendimento do público, com janelas quebradas e os muros pichados, o que resultou na instalação de moradores de rua e usuários de drogas no local.

Para solucionar esse problema, a Administração elaborou um cronograma para garantir a revitalização do espaço cultural e prestar assistência social aos moradores de rua.  Atualmente, o serviço oferecido à população de rua consiste em possibilitar a higiene, alimentação, passagens, internações em clínicas de recuperação e contato com as famílias visando à reinserção familiar.

Com a reforma, a antiga Estação será reaberta para a visitação do público – o que está previsto para acontecer em agosto –, contribuindo para a valorização do patrimônio histórico e cultural da Cidade. Ao retomar suas atividades, o equipamento deverá receber, em média, 800 visitantes por mês, o que vai beneficiar inclusive o comércio do bairro.

Museu

Entre as principais novidades, o prédio da Estação Ferroviária abrigará o Museu Histórico e Arqueológico, cujo acervo reúne peças arqueológicas, dispostas em expositores de madeira e vidro, além dos banners informativos, com textos e fotos que retratam o povoamento na região da Juréia, desde os sambaquis, passando pela cultura indígena (urna funerária) até a colonização (grés e objetos de ferro).

Projetos

Para fomentar as produções artísticas no Município e ampliar o acesso à cultura, serão realizadas exposições e oficinas no local, além da instalação de uma minibiblioteca. Para o entorno, o departamento de Cultura tem a proposta de levar o projeto Cine Itinerante, a exemplo do que já aconteceu neste ano nos bairros do Caraguava e Vila Erminda, e a colocação de um playground.

Segurança

A segurança do equipamento será reforçada com vigilância 24 horas. A previsão para os próximos meses é a instalação de uma base permanente da Defesa Social.

História

Inaugurada em 1914, a Estação Ferroviária garantiu a primeira fase de desenvolvimento de Peruíbe, antes mesmo de sua emancipação político-administrativa. Foi construída pela empresa inglesa Southern São Paulo Railway para integrar a linha Santos-Juquiá, impulsionando o comércio e o turismo do local. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos.

A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Cacau Show anuncia IA e câmera que detecta humor de funcionários e clientes

Expansão da rede visa utilizar as tecnologias para melhor a experiência de compra e estará disponível em 2025 em nova loja-conceito

Cotidiano

Movecta, Maersk e Wilson Sons abrem processo seletivo no litoral de SP

Há mais chances para candidatos com ensino técnico, ensino superior e ensino médio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter