Thiego Barbosa/Prefeitura de Cubatão
Continua depois da publicidade
Na manhã deste sábado (6) pelo menos 50 famílias do Jardim Nova República (Bolsão Oito) realizaram o sonho de ter a escritura da casa própria. A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), entregou a esses moradores as escrituras definitivas registradas no cartório de imóveis.
A cerimônia aconteceu na UME Estado da Bahia e contou com a presença do prefeito Ademário Oliveira, secretários e vereadores municipais. O projeto Regularização Fundiária Urbana (Reurb) garante o direito à moradia àqueles que residem em assentamentos informais em áreas urbanas. A legislação em vigor garante a gratuidade para as famílias que se enquadram na modalidade Regularização Fundiária Urbana, de interesse social, com renda familiar inferior a 5 salários mínimos (R$ 5.500,00) e sendo a primeira aquisição de imóvel.
Continua depois da publicidade
"O processo de regularização fundiária no Jardim Nova República continua. Haverá outras solenidades de entrega de novos documentos, em datas a serem informadas ainda", disse Andréa Castro, secretária Municipal de Habitação.
Vários núcleos habitacionais tem sido alvo do projeto de regularização fundiária além do Bolsão Oito: Vila Natal, Beira-Rio, Ilha Caraguatá e Projetos, Ponte Nova, Costa Muniz e Cotas. Em média, dada a complexidade das regularizações, o processo demanda cerca de 18 meses. "A regularização fundiária garante direitos aos moradores e, dessa forma, Cubatão consegue avançar no conceito de integralização de cidade", explicou Ademário Oliveira.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.