Cotidiano
Com investimento de mais de R$ 3 milhões da Administração Municipal, a Maternidade Ana Parteira que funcionará dentro do Hospital Santo Amaro será entregue na próxima quarta-feira (7)
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá e o Hospital Santo Amaro entregam, na quarta-feira (7), às 10 horas, semana em que se comemora o Dia das Mães (11), a Maternidade Ana Parteira, construída dentro do Hospital Santo Amaro (HSA). São 38 leitos totalmente remodelados que atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. O Governo Municipal investiu cerca de R$ 3 milhões em obras de melhoria da infraestrutura. Neste valor, está inclusa, ainda, a cessão de mobiliário e equipamentos, além de uma complementação financeira, mensal, que já vem sendo repassada ao HSA para o custeio de profissionais.
A cerimônia de inauguração contará com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, da prefeita Maria Antonieta de Brito, e do diretor-presidente da Associação Santamarense, mantenedora do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde, além de outras autoridades ligadas ao setor, o que inclui o secretário estadual da Saúde, David Uip, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Simões.
Continua depois da publicidade
O Hospital Santo Amaro realiza uma média de 300 partos mensais pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Destes, 60% são partos normais. Além das modernas instalações, a unidade estará totalmente integrada à Rede Cegonha de humanização do atendimento das parturientes, que preconiza o parto normal e promove todo aparato para a espera, além do amparo deste momento.
Para a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, a Maternidade, servirá como referência na Região, pois estará no mesmo padrão dos grandes hospitais do Brasil. “A Maternidade Ana Parteira será um local seguro, acolhedor, humanizado e confortável, onde será oferecida assistência de qualidade à parturiente e ao recém-nascido. Fico muito feliz com a entrega do equipamento na semana que antecede ao Dias das Mães, no domingo (11). Nada mais significativo do que garantir um equipamento de excelência para as futuras mamães”, disse a chefe do Executivo.
Continua depois da publicidade
O investimento financeiro da Administração Municipal reforça o compromisso da prefeita em oferecer um atendimento de saúde de qualidade e contribui para a queda nos índices de mortalidade infantil. “É a concretização de um compromisso de nosso governo com as nossas gestantes e seus bebês , mais um equipamento que vai auxiliar no combate a mortalidade infantil no Município”, ressaltou Antonieta
As novas instalações da Maternidade Ana Parteira exigiram reforma total do segundo andar do prédio principal. Dos 38 leitos, 24 servirão de alojamento conjunto e 14 leitos poderão ser usados para pré-parto, parto e pós-parto, sendo que três desses quartos são adaptados para pacientes com deficiência.
O centro de parto normal tem duas salas de parto e uma sala com banheira para incentivo ao parto humanizado. A banheira serve ao relaxamento e ao alívio das dores do parto, essencialmente. Além disso, um corredor largo permite que as parturientes se movimentem em busca de conforto e auxílio ao trabalho de parto.
Continua depois da publicidade
Todo o segundo andar, onde está a nova unidade, é contemplado com uma rede de condicionamento climático, composto por um ar-condicionado central, individualizado em cada quarto, que comporta dois leitos, cada. Também há portas corta-fogo e banheiros totalmente adaptados, além das janelas que impedem a absorção de pelo menos 60% dos ruídos externos, o que transforma a maternidade em local aconchegante e apropriado aos bebês e suas mães.
Para o secretário adjunto Municipal de Saúde, Rui de Paiva, a Ana Parteira será uma referência para a Baixada Santista, com equipamentos e estrutura de ponta. “Será um salto de qualidade no atendimento, tanto para as pacientes quanto para os familiares que vão acompanhá-las e os profissionais (médicos, enfermeiras, auxiliares) que irão atendê-las”.
Segundo o diretor-presidente do Santo Amaro, Urbano Bahamonde, a entrega da ala que vai abrigar a maternidade é uma grande vitória da Cidade, pois acontece apesar da grave crise financeira pela qual passam os hospitais da Região, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Como diretor do hospital, só tenho agradecimentos a toda a equipe que viabilizou essa conquista e à prefeita Maria Antonieta de Brito, que destinou recursos necessários para viabilizar a obra”, finalizou Bahamonde.
Continua depois da publicidade