Continua depois da publicidade
Quem passar em frente à Prefeitura de São Vicente vai notar algo diferente. A fachada do prédio, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico de São Vicente (Condephasa), está recebendo nova cor. No lugar do amarelo, o verde claro. A pintura dividiu a opinião dos vicentinos.
“Está ficando bonito. Precisava de uma pintura mesmo. A prefeitura é o cartão postal da cidade. Tem que ficar vistosa”, afirma a professora de dança Mary Chiarelli.
Para a subgerente de loja Suzana Menezes a pintura dará nova cara a prefeitura, no entanto outras providências são necessárias. “Está ficando legal, mas acho que a Cidade tem outras prioridades”.
O aposentado Samuel José da Silva não gostou da nova cor. Assim como Suzana, ele também acha que há outras prioridades a serem observadas. “A Cidade precisa melhorar. Não gostei da cor e também acho que falta limpeza em São Vicente, principalmente na periferia que está largada. Tem outras coisas mais importantes para serem feitas”.
Continua depois da publicidade
A fachada do Paço Municipal foi tombada em 2008, durante as comemorações do aniversário de 477 anos da Cidade. Por se tratar de um bem tombado, a pintura do prédio precisou ser autorizada pelo Condephasa.
“Ao longo dos anos houve várias mudanças na cor. A última foi o amarelo. Foi feita a solicitação para pintura e como não se tratava de mudanças arquitetônicas, e a cor atende as escalas antigas, a nova coloração foi autorizada”, explica o historia Marcos Braga, presidente do Condephasa.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Vicente informou que, por se tratar de imóvel tombado, há necessidade de conservação e preservação. A cor foi uma decisão conjunta entre vários setores da Administração.
O Diário do Litoral perguntou se haverá a padronização de prédios públicos com a mesma coloração. A prefeitura destacou que a cor do Paço Municipal não será necessariamente utilizada em outros locais.