Cotidiano

Prefeitura de São Vicente propõe sorteio para arrecadar IPTU

Câmara vota dois projetos em segunda discussão hoje. O objetivo é incentivar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), uma das principais fontes de renda do Município

Publicado em 03/09/2015 às 10:36

Compartilhe:

Em meio à crise financeira, São Vicente busca alternativas para aumentar a arrecadação e, consequentemente, o dinheiro em caixa. Para isso, a Prefeitura encaminhou dois projetos de lei à Câmara Municipal. As propostas, aprovadas em primeira discussão na semana passada, devem ser votadas hoje novamente. O objetivo é incentivar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), uma das principais fontes de renda do Município, e a celebração de acordos para o pagamento de precatórios.

“Das nove cidades da Baixada Santista, São Vicente é a que mais tem inadimplência — 60%. A ideia é incentivar o pagamento do IPTU e a arrecadação. Nosso papel como vereador, o papel da Câmara é contribuir para que a Cidade supere essa situação difícil que está enfrentando”, disse o vereador Alfredo Moura (Pros), presidente da Câmara Municipal de São Vicente.

O Programa de Incentivo ao pagamento do IPTU visa à realização de sorteio mensal de prêmios para os contribuintes que efetivarem o pagamento do tributo em dia. Em anos anteriores, a Administração vicentina realizou iniciativa semelhante. Poderão concorrer proprietários, compromissários e cessionários dos direitos aquisitivos do imóvel.

O número de inscrição municipal do imóvel, constantes nos carnês, será a passagem para os sorteios, que utilizarão os números da Loteria Federal.  O cronograma dos sorteios ainda não foi definido, bem como a premiação, que deve ser elaborado após a aprovação do projeto. O programa deve ter início no próximo ano.

Uma das propostas prevê a realização de sorteios para os contribuintes (Foto: Luiz Torres/DL)

“Após aprovado, a Prefeitura deverá regulamentar. Acredito que os sorteios terão início no ano que vem”, afirmou Moura.
De acordo com o projeto, a Secretaria da Fazenda fica autorizada a utilizar até o valor de R$ 200 mil, por ano, para a premiação.

Precatórios

Outro projeto que será votado em segunda discussão hoje visa a instituição da Câmara de Conciliação para celebrar acordos individuais dos precatórios — dívidas do Município. De acordo com a proposta, os credores poderão abrir mão de até 60% da dívida e ter a oportunidade de agilizar o processo e o pagamento da dívida.

“Quem optar em conceder desconto poderá ter o pagamento da dívida antecipado. O percentual que ele abriu mão fica para o fundo da Prefeitura, dando oportunidade de desafogar o Município. Muitas cidades já tiveram essa iniciativa”, disse o parlamentar.

O grupo de conciliadores, a ser formado por três servidores municipais, deverá elaborar anualmente editais com a programação de datas e as regras das sessões de conciliação. Com a aprovação do projeto na Câmara, a Prefeitura ficará autorizada para constituir a Câmara de Constituição. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Produtor diz que atestado de óbito de Zacarias foi rasurado para esconder doença

Polêmica morte de um dos maiores talentos da TV brasileira gera discussões até os dias de hoje

Diário Mais

Se Baba Vanga acertar, em 9 anos cidades do litoral e costeiras estarão submersas

Vidente é conhecida por profecias famosas que se concretizaram, como o 11 de setembro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter