Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Vicente encontrou uma solução para garantir a segurança do ciclista que passa pela Rua Onze de Junho, no bairro Boa Vista. Alvo de matéria do Diário do Litoral por conta dos riscos, a ciclofaixa implantada na via foi isolada do restante das faixas de rolamento com cones chumbados no asfalto.
Na primeira vez que o DL esteve no local, o cenário era outro. Muitos carros e motos que acessavam a rua desrespeitavam o espaço destinado aos ciclistas trafegando pela ciclofaixa, que antes era apenas pintada no asfalto.
Em matéria publicada no dia 5 deste mês, o DL registrou o relato de pessoas que frequentemente foram testemunhas de acidentes entre veículos motorizados e bicicletas no local.
Agora, toda a extensão da ciclofaixa da Rua Onze de Junho é cercada pelos cones.
Continua depois da publicidade
A mudança para isolar o tráfego de ciclistas aconteceu ontem. Auxiliar geral de um dos prédios residenciais da via, Leonardo Gomes conta que os cones foram chumbados no asfalto pela Prefeitura e os motoristas notaram a intervenção logo de manhã. “Já vi alguns acidentes acontecerem aqui (na ciclofaixa), porque o motorista não respeita o ciclista”, conta Gomes.
Sinalização
Continua depois da publicidade
O presidente da Associação Brasileira de Ciclistas (ABC), Jessé Teixeira Félix, aprova a iniciativa da Prefeitura de São Vicente, mas ainda recomenda melhorias. Segundo ele, o começo e o final da ciclofaixa devem ser melhor sinalizados.
Na opinião de Félix, as duas extremidades da ciclofaixa, que liga a Avenida Pedro de Toledo à Avenida Ayrton Senna da Silva, devem ser isoladas por um parapeito ou faixas ligando um cone ao outro, “para o motorista que vai entrar na rua ser melhor orientado da existência de uma ciclofaixa ali”, ressalta.
A Prefeitura de São Vicente informa que a Secretaria de Transportes trabalha intensamente para melhorar a segurança no trânsito. Por isso, foram instalados e pregados cones, sinalizando a ciclofaixa, para evitar acidentes.
Continua depois da publicidade
As sugestões do presidente da Associação dos ciclistas, Jessé Teixeira Félix, serão estudadas pela Diretoria da Secretaria, principalmente a do parapeito. Mas, no caso das fitas isolantes, não será possível a colocação, já que no local há guias rebaixadas. Com relação aos Agentes de Trânsito, há fiscalização durante todo o dia.