Cotidiano

Prefeitura de São Vicente fixa cones para segurança de ciclistas

Ciclofaixa que recebeu os cones fica na Rua Onze de Junho, no Boa Vista. Antes dos cones, houve acidentes entre veículos motorizados e bicicletas na área da ciclofaixa

Publicado em 21/01/2014 às 10:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de São Vicente encontrou uma solução para garantir a segurança do ciclista que passa pela Rua Onze de Junho, no bairro Boa Vista. Alvo de matéria do Diário do Litoral por conta dos riscos, a ciclofaixa implantada na via foi isolada do restante das faixas de rolamento com cones chumbados no asfalto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na primeira vez que o DL esteve no local, o cenário era outro. Muitos carros e motos que acessavam a rua desrespeitavam o espaço destinado aos ciclistas trafegando pela ciclofaixa, que antes era apenas pintada no asfalto.

Em matéria publicada no dia 5 deste mês, o DL registrou o relato de pessoas que frequentemente foram testemunhas de acidentes entre veículos motorizados e bicicletas no local.

Agora, toda a extensão da ciclofaixa da Rua Onze de Junho é cercada pelos cones.

Continua depois da publicidade

A intervenção realizada pela Prefeitura agradou ciclistas (Foto: Luiz Torres/DL)

A mudança para isolar o tráfego de ciclistas aconteceu ontem. Auxiliar geral de um dos prédios residenciais da via, Leonardo Gomes conta que os cones foram chumbados no asfalto pela Prefeitura e os motoristas notaram a intervenção logo de manhã. “Já vi alguns acidentes acontecerem aqui (na ciclofaixa), porque o motorista não respeita o ciclista”, conta Gomes.

Sinalização

Continua depois da publicidade

O presidente da Associação Brasileira de Ciclistas (ABC), Jessé Teixeira Félix, aprova a iniciativa da Prefeitura de São Vicente, mas ainda recomenda melhorias. Segundo ele, o começo e o final da ciclofaixa devem ser melhor sinalizados.

Na opinião de Félix, as duas extremidades da ciclofaixa, que liga a Avenida Pedro de Toledo à Avenida Ayrton Senna da Silva, devem ser isoladas por um parapeito ou faixas ligando um cone ao outro, “para o motorista que vai entrar na rua ser melhor orientado da existência de uma ciclofaixa ali”, ressalta.

A Prefeitura de São Vicente informa que a Secretaria de Transportes trabalha intensamente para melhorar a segurança no trânsito. Por isso, foram instalados e pregados cones, sinalizando a ciclofaixa, para evitar acidentes.

Continua depois da publicidade

As sugestões do presidente da Associação dos ciclistas, Jessé Teixeira Félix, serão estudadas pela Diretoria da Secretaria, principalmente a do parapeito. Mas, no caso das fitas isolantes, não será possível a colocação, já que no local há guias rebaixadas. Com relação aos Agentes de Trânsito, há fiscalização durante todo o dia.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software