Cotidiano

Prefeitura de Santos realiza medição de prédios tortos para controle

A ação começou em agosto de 2013, quando representantes de 65 prédios da orla, com inclinação superior a 50 cm, participaram de reunião na Secretaria de Infraestrutura e Edificações

Publicado em 19/12/2014 às 15:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Defronte ao Edifício Enseada, na Av. Bartolomeu de Gusmão, 180 (Ponta da Praia), o topógrafo da prefeitura fez quinta-feira (18) medições para cálculos de engenharia que vão determinar o desaprumo do prédio, motivo de estudo e controle do Projeto PISA (Prédios Inclinados de Santos). A verificação visa confirmar o laudo contratado pelos condôminos.

A ação começou em agosto de 2013, quando representantes de 65 prédios da orla, com inclinação superior a 50 cm, participaram de reunião na Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). O objetivo foi de tirar dúvidas e orientar sobre a obrigatoriedade da apresentação de parecer técnico de engenheiro.

Na ocasião, os síndicos receberam informações de estudo realizado pela Prefeitura onde constavam dados dos imóveis, descrição da metodologia utilizada, bem como os critérios elaborados. Já no final de 2013, os condomínios foram notificados a apresentar o laudo de análise estrutural de segurança.

“O objetivo do programa é garantir a segurança dos munícipes. Com base nos laudos técnicos, podemos avaliar se a estrutura oferece risco ou apenas precisa de acompanhamento periódico”, explica o engenheiro Orlando Damin, da Siedi.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Alguns prédios ficam loclaizados na orla da praia (Foto: Matheus Tagé/DL)

Balanço

Até quinta (19), 46 condomínios atenderam a intimação da Prefeitura, apresentando planos de trabalho. Destes, 14 já entregaram laudos de análise de segurança estrutural e 19 edifícios não acataram a intimação.

Do grupo que não tomou providências, 15 foram multados, um foi chamado para esclarecimentos e outro solicitou impugnação da medição e intimação. Além disso, dois prédios pediram nova medição, pois os cálculos do laudo contratado estavam em desacordo com o trabalho realizado pela prefeitura, caso do Edifício Enseada.

Continua depois da publicidade

Discovery

O trabalho da Siedi foi acompanhado por uma equipe da Britespark Films, que está elaborando um documentário em parceria com o Discovery Channel. “Neste projeto trabalhamos com problemas e soluções de engenharia urbana”, revela o apresentador e diretor do programa, Daniel Lefevre.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software