Continua depois da publicidade
O Centro de Apoio Operacional Vila Edna e Morrinhos, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Morrinhos, está efetuando a ação de combate ao lixo no bairro, orientando a população a não deixar sujeira e inservíveis à beira de canais ou nas esquinas.
Desde o dia 1º de julho a região tem recebido a iniciativa. Por esta razão, as caçambas (contentores de lixo) foram retiradas, dando lugar aos fiscais do lixo, integrantes da equipe de varrição do Centro de Apoio Operacional Morrinhos. Os ficais atuam nos locais onde antes estavam as caçambas: canal do Morrinhos IV, canal da Avenida Eva Pereira, na Avenida V e na Avenida Antenor Pimentel.
Continua depois da publicidade
De acordo com o líder comunitário da Associação de Bairro do Morrinhos, Israel Urzedo, cerca de 20 fiscais estão entregando panfletos e conscientizando os moradores. “Essa ação é importante pois o acúmulo de lixo leva a proliferação de ratos e insetos que causam doenças”, comentou. Já o fiscal Nilton Justino Machado diz que “trabalha pedindo a colaboração da população”.
A comerciante Edileuza Matias Alves comenta a mudança: “O caminhão está passando, mas, ainda existem moradores que deixam o lixo no canal. Eu deixo o lixo em saco preto ou na caixa de madeira para o moço do caminhão pegar”, conta Edileuza.
Continua depois da publicidade
Também comerciante e moradora, Cristiane Silva dos Santos, está por dentro da ação. “Os meninos estão ficando no ponto certo, pois o pessoal tem o costume de jogar o lixo no canal, então, eles convencem o morador a levar o lixo de volta”, explica. Quanto ao horário do caminhão, Cristiane não vê problemas e acredita que “todo mundo tem que ter responsabilidade em colocar o seu lixo”, afirma.
Moradora do Morrinhos há 15 anos, a técnica de radiologia, Andressa da Silva Santos Paixão, apoia a retirada das caçambas: “Com certeza é mais fácil deixar o lixo na porta do que vir até a Avenida. E na minha casa, quem acorda primeiro para ir trabalhar se encarrega de colocar o lixo para fora”, diz Andressa.
O correto é depositar o lixo na porta de casa pela manhã, no horário em que o caminhão passa: a partir das 7 horas, de segunda a sábado. Os moradores das regiões de difícil acesso (palafitas) também devem fazer o mesmo, pois, dois membros da equipe são responsáveis por recolher os lixos nas portas e levá-los até o caminhão.
Continua depois da publicidade