Continua depois da publicidade
Você sabe do que se trata Cyberbullying? O tema foi apresentado durante uma das palestras que integra a programação da 3ª edição da Semana da Juventude de Guarujá. O evento foi realizado na última terça-feira (6), no Teatro Procópio Ferreira e reuniu na plateia os estagiários da Prefeitura de Guarujá.
“Estamos avançando dentro dos assuntos voltados à juventude. Criamos a Assessoria Especial de Juventude em 2009 como garantia de espaço de engajamento e participação na construção das ações de políticas publicas para os jovens. Precisamos de mais jovens envolvidos trazendo propostas. Vocês compõem o governo municipal junto com todos nós. É importante despertar reflexões do papel dos jovens na sociedade que queremos e o papel de cada um de vocês na gestão pública”, disse a prefeita Maria Antonieta de Brito na abertura do evento.
Continua depois da publicidade
Com o apoio da Comissão de Direito Eletrônico e de Crimes de Alta Tecnologia de São Paulo, a Secretaria de Coordenação Governamental, por meio da Assessoria Especial de Juventude, trouxe para tratar do tema o advogado Coriolano Aurélio de Almeida Camargo, Presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP.
Continua depois da publicidade
Ele abordou um dos cases mais impactantes e lamentáveis sobre assunto, ocorrido em Guarujá, quando boatos nas redes sociais levaram ao linchamento e a morte da moradora de Morrinhos, Fabiane. Camrago também apresentou aos jovens que ações menos graves podem levar ao constrangimento e a uma ação criminosa.
“Todos fomos ou conhecemos alguém que foi vitima de uma situação de cyberbulling. Até onde vai a liberdade de expressão? Simples, até onde começa a do outro. O direito de cada um de se expressar não deve ser usado para destruir a imagem de uma pessoa. Uma mentira contada mais de 100 vezes vira uma verdade”, esclareceu o palestrante.
Estudantes aprovam – Rosana SC Souza, tem 48 anos e é estagiária da Secretaria de Meio Ambiente. Ela aprovou o encontro voltado para os estagiários e aprovou o tema escolhido. “Esse é um assunto importante para jovens e adultos. Eu apesar de ter redes sociais, quase não uso. Mas o que mais vejo são jovens se expondo e ficando a mercê de outras pessoas.”
Continua depois da publicidade
Natan Matos Barroso cursa Analise de Desenvolvimento de Sistema, e atua na Secretaria de Educação há um ano. “Achei interessante escolher esse tema, pois muitos aqui estão totalmente desinformados. Um dos casos apresentados pelo palestrante eu já conhecia, por isso o que foi abordado aqui faz parte da realidade da juventude”.
Assim como Rosana e Natan, Carolina Pimenta, que trabalha na Secretaria de Administração gostou muito deste encontro destinado aos estagiários que atuam no governo municipal. “É importante essa abertura, para conhecermos sobre diversos assuntos pertinentes como esse. Muitas pessoas passam por isso, não falam ou nem sabem o que devem fazer.”
Mais ações – A 3ª Semana da Juventude continua nesta sexta-feira (9), com uma uma capacitação sobre sexualidade, diversidade sexual e identidade de gêneros para jovens. As aulas acontecem também na sede da Assessoria de Políticas para Juventude, a partir das 13h30. O curso será ministrado pelo mestre em ensino em Ciências da Saúde, e consultor em Direitos Humanos, Luiz Eduardo dos Santos. Estão disponíveis apenas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas na hora e local do curso.
Continua depois da publicidade