Estimativas da Sabesp apontam que cerca de 20 mil pessoas foram afetadas pelo desabastecimento de água / Pexels
Continua depois da publicidade
Na tarde desta quarta-feira (2), a Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento de água em Guarujá, reforçou a utilização de caminhões-pipa para abastecer emergencialmente escolas, unidades de saúde e residências do Distrito de Vicente de Carvalho que possuem caixas d’água.
A medida foi uma das primeiras reivindicadas pelo Gabinete de Crise criado pelo prefeito Farid Madi, por intermédio do Decreto Municipal nº 16.736,editado na terça-feira (1).
Continua depois da publicidade
O prefeito esteve pessoalmente no reforço da operação de emergência deflagrada pela Sabesp, por volta das 16 horas. O trabalho, que havia começado já no final de semana, foi suplementado, passando a contar com 16 caminhões-pipa.
A operação receberá novo reforço, com 10 novos veículos, nesta quinta-feira (3), totalizando 26 caminhões-pipa.
Estimativas da Sabesp apontam que cerca de 20 mil pessoas foram afetadas pelo desabastecimento de água, que começou a dar os primeiros sinais já na última sexta-feira (28).
Continua depois da publicidade
Em razão disso, Farid decretou a criação do Gabinete de Crise composto por integrantes da Administração Municipal para avaliar quais medidas seriam tomadas para garantir o abastecimento da cidade, ao mesmo tempo em que solicitou reunião de emergência para mitigar o problema e garantir água nas torneiras da população.
“Seguiremos fazendo todos os esforços possíveis para garantir o abastecimento e, depois, buscar uma solução definitiva, que garanta a segurança hídrica que Guarujá busca há tanto tempo. Vou continuar monitorando a situação pessoalmente”, garante o prefeito de Guarujá, Farid Madi.
Entre as atribuições do Gabinete de Gestão de Crise, além de fiscalizar o contrato 1/2024 entre a URAE 1 (Unidade Regional de Abastecimento de Água e Esgoto), da qual a Prefeitura de Guarujá faz parte, está a de buscar a solução definitiva do problema, que já dura décadas.
Continua depois da publicidade