Bermedo projeta a inauguração do futuro teatro com um grande artista / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
As obras para conclusão do futuro teatro municipal no Parque Anilinas foram retomadas em março, após uma década de paralisação. E a previsão é que a sala de espetáculos com capacidade para aproximadamente 250 espectadores seja entregue ao público no final deste ano. Embora o prazo seja curto, essa é a expectativa do secretário municipal de Cultura, Omar Bermedo.
O investimento total nesta fase das obras é de R$ 4,9 milhões e inclui adaptações que permitam maior acessibilidade às pessoas com deficiência (PCDs). O contrato também prevê a readequações da parte elétrica do prédio e do sistema de ar condicionado ao novo projeto arquitetônico.
Continua depois da publicidade
Essa etapa também inclui a finalização do palco e dos camarins, e deve estar concluída no início do segundo semestre.
“Essa é a parte que dá mais trabalho”, resume o secretário municipal de Cultura. “Nossa ideia é entregar 100% no final deste ano”, completa Bermedo.
Continua depois da publicidade
Porém, o secretário admite que caso algum imprevisto aconteça, não está totalmente descartada a hipótese de entrega do futuro teatro durante as festividades pelo 78º aniversário de Cubatão, em 9 de abril de 2026. A ordem de serviço para o reinício das obras foi assinada em dezembro do ano passado, pelo ex-prefeito Ademário Oliveira.
Após a conclusão dessa primeira fase, será finalizada a instalação da iluminação cênica com o alinhamento das luzes ao palco e as adequações acústicas necessárias para evitar ruídos do lado de fora da sala de espetáculos.
A aquisição das poltronas já está na fase de assinatura dos contratos com o fornecedor, faltando definir detalhes como a cor dos assentos e encostos e a localização dos espaços para cadeirantes e demais PCDs.
Continua depois da publicidade
Bermedo projeta a inauguração do futuro teatro com um grande artista. E não descarta a contratação de um espetáculo até de nível internacional. Essa seria uma estratégia de marketing adotada para dar a necessária visibilidade à nova sala de espetáculos.
Mas, o secretário ressalta que “não é porque vamos abrir com um grande nome que não vamos privilegiar os artistas locais” e promete que “jamais vamos deixar de lado os artistas da Cidade”.
Continua depois da publicidade
A futura casa de espetáculos ainda não tem nome. Provisoriamente, é tratado como Teatro Anilinas, mas o batismo oficial deverá acontecer em breve, após a posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais, atualmente presidido por Alisse Flora Araújo.
“Queremos ampliar essa discussão com todos que fazem cultura em Cubatão”, revela o secretário, que não tem uma opinião formada sobre quem deverá ser homenageado com o nome eternizado no teatro.
Até a entrega do prédio com as obras concluídas Bermedo também pretende amadurecer a forma de contratação do sistema de som. A princípio, a ideia é dotar o futuro teatro com um sistema básico, de forma que os produtores de cada espetáculo contratem equipamentos específicos a cada apresentação ou temporada na sala.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário, esse é o modelo adotado por outros espaços culturais do gênero.
Assim, Bermedo pretende evitar que a burocracia estatal impeça a reposição imediata de peças essenciais ao perfeito funcionamento da sala. “Penso que devemos fazer o básico bem feito porque se quebra um microfone, por exemplo, a compra de um novo pela Prefeitura pode demorar”, conclui o secretário.
O futuro teatro ficará no primeiro andar do Centro Multimídia do Parque Anilinas, na Avenida Nove de Abril, s/nº.
Continua depois da publicidade