Cotidiano

Prefeitura de Cubatão e Cetesb não apresentam solução sobre medidor da qualidade do Ar

Equipamento está desativado por falta de manutenção há seis anos na Avenida Nove de Abril. Prefeitura e a Cetesb divergem ao responderem quem é responsável pelo equipamento

Publicado em 11/09/2015 às 10:57

Compartilhe:

O medidor da qualidade do ar instalado na década de 80 na Avenida Nove de Abril, em Cubatão, tinha uma função ecológica importante e, porque não dizer, estratégica: demonstrar transparência nos programas de recuperação ambiental adotados pela Prefeitura em parceria com as indústrias, dando uma satisfação ao público da qualidade do ar em três pontos da Cidade — Vila Nova, Centro e Vila Parisi.

No entanto, hoje, a Prefeitura e a Cetesb divergem ao responderem quem é responsável pelo equipamento, desativado por falta de manutenção por seis anos — desde 2009. Na avenida principal do Município, o painel se encontra abandonado, cheio de ferrugem e sem utilidade. O painel dava informações das medições da Cetesb.

Segundo a Prefeitura, o equipamento se encontra no atual estado porque quando instalado, em 2007, usava tecnologia de uma empresa de São Paulo (Capital) — que seria a única a efetuar o conserto. O equipamento apresentava constantes defeitos até que a tecnologia usada se tornou obsoleta. “Por esse motivo, a Prefeitura vem fazendo gestões, inclusive junto à Cetesb, no sentido de que o painel seja atualizado com tecnologia moderna, que facilite sua manutenção”, informa a Administração.

Medidor da Avenida Nove de Abril está abandonado desde 2009 (Foto: Luiz Torres/DL)

A Prefeitura completa revelando que a população tem outras opções para checar a qualidade do ar em tempo real por intermédio dos sites da Cetesb e da própria Prefeitura (www.cubatao.sp.gov.br).

Cetesb 

Por seu lado, a Cetesb informa que o responsável pelo equipamento e eventual manutenção é a Prefeitura. “Temos previsão de incluir um equipamento novo em um termo de ajustamento de conduta (TAC) a ser assinado com o Ministério Público (MP), Cetesb e Usiminas”, revela a empresa.

Vale lembrar que o painel, que foi comprado pela empresa Ultrafértil, em setembro de 2007, foi repassado para a Prefeitura após assinado um TAC, que seria acompanhado pela Cetesb que, eletronicamente, passava informações ambientais diretamente ao equipamento.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Evento da Disney, D23 Brasil, divulga mapa do evento; confira detalhes

Primeira edição do popular evento da Disney acontecerá pela primeira vez no Brasil em novembro deste ano

Diário Mais

Litoral de SP tem praia com rio de água doce e perfeita para relaxar; conheça

Espaço é também considerado um dos melhores lugares para se desligar da agitação da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter