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Antecipando possíveis impactos com a perda de receitas decorrente da nova distribuição dos royalties do petróleo e buscando otimizar a arrecadação de impostos e taxas em atraso, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, está fechando o cerco aos contribuintes inadimplentes e intensificando a cobrança de dívidas.
Para tanto, estão sendo adotadas algumas medidas de cobrança da dívida ativa e de atualização do cadastro de contribuintes. A primeira delas, que já foi iniciada, é a cobrança dos débitos parcelados. Segundo o Secretário de Administração e Finanças, Fernando Moreira, após levantamento realizado pela Prefeitura, todos os devedores estão sendo convocados para regularizar a situação sob pena de cancelamento do acordo.
Os contribuintes com até quatro parcelas em atraso, incluindo os parcelamentos realizados sob a vigência do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), foram notificados a comparecer à Sala de Atendimento ao Contribuinte, localizada no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro), das 9 às 16 horas, para regularização dos débitos ou apresentação de comprovante de pagamento.
Para aqueles que não comparecerem, o acordo de parcelamento será cancelado e a dívida correspondente convertida em execução fiscal para cobrança judicial. A mesma medida será adotada para os parcelamentos com mais de quatro parcelas vencidas. “É importante ressaltar que o cancelamento dos acordos celebrados durante o Refis anula os benefícios concedidos à época, como a redução de juros e correção monetária.”
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Para as dívidas não ajuizadas e não renegociadas, referentes ao período de 2010 a 2013, a Prefeitura encaminhará cobrança através de boleto bancário, incluindo juros e multas, para o pagamento do débito a vista. Os boletos têm vencimento em 15 de julho deste ano. Quem optar pelo parcelamento, deve comparecer à Sala de Atendimento ao Contribuinte, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 16 horas. “Para quem não pagar ou renegociar os débitos inscritos em dívida ativa, a cobrança será realizada judicialmente, através de processo de execução fiscal, que pode levar à penhora e até o leilão do imóvel”, avisou o secretário.
As medidas foram determinadas pelo prefeito Mauro Orlandini como forma de prevenir os possíveis efeitos das novas regras de distribuição dos royalties, que pode fazer com que Bertioga perca cerca de R$ 30 milhões de suas receitas. A maior eficiência na cobrança dos inadimplentes também é uma medida de responsabilidade fiscal e respeito aos contribuintes que cumprem rigorosamente suas obrigações tributárias.
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“O Município está realizando grandes investimentos, principalmente em obras que resultarão em qualidade de vida, por isso, temos que estabelecer medidas para manter o equilíbrio financeiro. O tributo tem, acima de tudo, um importante papel social. É a contribuição de toda a sociedade para o desenvolvimento da Cidade”, reforça o prefeito.
PMAT
Outra medida que está sendo adotada pela Prefeitura de Bertioga para promover a justiça tributária é a implantação do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). O Município está pleiteando um financiamento de cerca de R$ 14 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cujo processo de liberação de recursos está adiantado.
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O Programa conta com duas vertentes, uma referente aos aspectos tributários, que já está sendo antecipada pela municipalidade de acordo com as regras do PMAT, e outra referente à modernização da máquina administrativa, com a implantação de metodologias e sistemas de gestão mais eficientes.
Na questão tributária, o Programa vai permitir a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV) do Município. A PGV é um instrumento essencial para que o Município tenha condições de cobrar dos contribuintes o valor justo sobre a propriedade, compatibilizando o valor venal dos imóveis ao valor real de mercado. Desatualizada, a Planta Genérica de Valores em uso não retrata a realidade de Bertioga nos dias de hoje, como a intensa valorização imobiliária dos últimos anos.
Ainda referente à questão tributária, o PMAT prevê a implantação de sistema de geoprocessamento no Município, que consiste em associar o cadastro imobiliário da Cidade a informações geográficas. É uma importante ferramenta para o recadastramento imobiliário que também contribui para a melhoria da arrecadação, pois permitirá, por exemplo, identificar com alto nível de precisão acréscimos de área construída que hoje não são tributadas porque não constam na base cadastral da Prefeitura. O novo cadastro, produzido a partir do geoprocessamento, será multifinalitário e poderá ser utilizado para agregar informações das diversas políticas públicas.
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Eficiência
Conforme determina a legislação, a Secretaria de Administração e Finanças realizou audiência pública referente aos resultados financeiros dos primeiros quatro meses deste ano. De acordo com o secretário, o balanço entre receitas previstas e as despesas do período demostram o equilíbrio financeiro e a eficiência nos gastos públicos.
No primeiro quadrimestre do ano, cerca de 1/3 das receitas foram executadas, conforme o previsto. “Isso demonstra o equilíbrio, entretanto, serão mantidas medidas de controle e melhoria da eficiência dos gastos, além da otimização dos procedimentos de cobrança dos inadimplentes. A justiça fiscal passa necessariamente pela cobrança dos devedores”, concluiu o secretário.
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