Continua depois da publicidade
O Rodeio Fest Show, que seria realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, em São Vicente, está em meio a um impasse. De um lado, a prefeitura do município afirma que o evento foi cancelado. Do outro, a organização desmente a informação e diz que a programação segue normalmente.
A atração, que conta com apresentações de montaria, shows e comidas típicas, estaria marcada para o Centro de Convenções da cidade e é citada como o 1º rodeio indoor do litoral paulista.
O evento é alvo de ativistas que defendem os direitos dos animais. Os coletivos “Onda Vegana” e “Odeio Rodeio” argumentam que, além das suspeitas de maus tratos aos animais, o rodeio estaria ferindo a lei municipal 1993/08, que proíbe a instalação de circos, parques de diversões e similares que mantenham quaisquer espécies de animais expostos, soltos, reclusos em jaulas ou atuantes nos espetáculos.
Continua depois da publicidade
Questionada sobre a realização do rodeio, a Prefeitura de São Vicente informou, em nota, que o evento foi cancelado, assim que a solicitação foi entregue ao prefeito Luis Cláudio Bili, em cumprimento à lei municipal 1993/08, e que a decisão é definitiva.
Já a organização do evento rebate a decisão. Segundo Wagner Santos, um dos responsáveis pelo rodeio, a atração irá acontecer na data e local previstos. “A gente tem tudo documentado. Possuímos veterinários, espaço para os animais serem instalados. Estamos dentro da lei. Podem ficar tranquilos que irá ter o rodeio, com certeza”, afirmou o organizador.
A programação oficial do Rodeio Fest Show conta com apresentações de artistas conhecidos como a banda de forró Calcinha Preta, o cantor Belo e a dupla sertaneja Rio Negro & Solimões.
Continua depois da publicidade
Manifestação
Em meio ao impasse, os ativistas dos coletivos “Onda Vegana” e “Odeio Rodeio” preparam uma manifestação contra o evento. Eles pretendem se reunir em frente à prefeitura, neste sábado, a partir das 9 horas. São estimadas mais de 200 pessoas que marcharão em protesto pelas ruas do centro de São Vicente. Segundo os manifestantes, ativistas, protetores dos animais e simpatizantes são esperados de várias cidades, principalmente das cidades vizinhas da Baixada Santista.
Continua depois da publicidade