Continua depois da publicidade
Iniciadas em fevereiro deste ano, as obras do antigo Hospital dos Estivadores, na Avenida Conselheiro Nébias, atingem 7,5% de execução. O percentual foi informado ontem pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), durante vistoria à reforma do local.
“As obras estão se desenvolvendo em ritmo acelerado”, garante Paulo Alexandre, que realizou a visita ao equipamento acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Marcos Estevão Calvo, e outros técnicos e representantes da secretaria de Infraestrutura e Edificações.
A vistoria realizada ontem foi estratégica. O prefeito explica que o cronograma de obras está dividido em datas-marco, que determinam metas durante o andamento dos trabalhos.
A primeira data-marco venceu no último domingo, dia 11. A meta da empresa construtora era cumprir a etapa de fundação do hospital e implantar 51 estacas com 30 metros de profundidade. “O trabalho desta etapa foi cumprido. Se a empresa não cumprir esses prazos, pode ser penalizada com multa e, como pena maior, a rescisão contratual, para que a gente possa chamar a seguinte (empresa), no sentido de dar continuidade à obra”, ressalta Paulo Alexandre.
Continua depois da publicidade
Além dos trabalhos de reestruturação, a reforma também já realizou a demolição de uma unidade de 140 m² para a implantação do Bloco C; retirada de revestimentos do 7º ao 10º andar; remoção da brise da fachada do Bloco B (90% concluída); e retirada total de 4.200 m³ de entulho.
A próxima data-marco a ser cumprida é dia 11 de junho. O prefeito explica que a empresa tem que revestir a parte externa do hospital. “O revestimento vai ser todo refeito”.
Continua depois da publicidade
Policlínicas
O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar, também ontem, o lançamento de editais para a construção de três novas policlínicas na Cidade. As unidades ficarão nos bairros Caruara, na Área Continental, Bom Retiro, na Zona Noroeste, e no Morro Santa Maria.
“Vão ser três novas unidades dentro do nosso padrão, com climatização, ar-condicionado e com toda a infraestrutura, para que a gente possa atender do jeito que a população merece”, ressalta Paulo Alexandre.
A partir do processo de licitação concluído, o prefeito prevê que em 10 meses as obras das três policlínicas estejam finalizadas.
Continua depois da publicidade