Cotidiano

Prefeito de Guarujá leva demandas municipais a Brasília; entenda

Encontro reuniu diversas autoridades da Baixada Santista, incluindo os parlamentares responsáveis pela articulação da agenda

Luna Almeida

Publicado em 13/02/2025 às 17:35

Atualizado em 14/02/2025 às 10:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A reivindicação municipal vem ao encontro do projeto da terceira pista da Rodovia Imigrantes / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

O prefeito de Guarujá, Farid Madi, foi recebido em audiência pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na última quarta-feira (12), em Brasília. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Farid esteve acompanhado de parlamentares articuladores do encontro, além dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Thaís Margarido, e do Turismo, Aildo Rodrigues.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Modelo final do Túnel Santos-Guarujá é aprovado; veja detalhes

• Prefeito de Guarujá reduz contrato do transporte a valores de 2019

O chefe do Executivo de Guarujá pleiteou a destinação de verbas federais para diversos projetos do Município, como a construção de um estacionamento para caminhões. 

A reivindicação municipal vem ao encontro do projeto da terceira pista da Rodovia Imigrantes, anunciado, no último mês, pelo Governo de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Farid argumentou que, com a implementação da nova via, haverá o aumento da produtividade portuária, impactando diretamente a mobilidade urbana na região da Baixada Santista.

“Temos grandes projetos, mas precisamos de recursos para concretizá-los. Queremos atrair investidores para a Cidade, gerando emprego e renda. Estamos em Brasília buscando apoio do Governo Federal e da Câmara dos Deputados para colocar em prática tudo aquilo que sonhamos para Guarujá”, frisou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Thaís Margarido, reforça que as pautas abordadas pelo prefeito são de extrema relevância, tendo vista que a Cidade precisa se planejar para o futuro. 

Continua depois da publicidade

“Não adianta falar sobre expansão retroportuária e aumento de cargas se não estivermos preparados para receber. Hoje, a Cidade já vive um gargalo na questão de mobilidade, principalmente quando se trata do tráfego de caminhões”, avaliou.

No encontro também foi discutido o projeto do Túnel Santos-Guarujá. 

Com projeto executivo elaborado pelo Governo de São Paulo, o empreendimento é uma demanda centenária da população da Baixada Santista e vai reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios. 

Continua depois da publicidade

Atualmente, quase 30 mil veículos cruzam diariamente as duas margens pelas balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres, nas barcas e catraias.

A próxima audiência para avançar nas tratativas deve ser marcada junto ao Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A titular da pasta ressalta que este é o momento de Guarujá estar inserido no desenvolvimento de projetos em âmbito estadual e nacional.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software