Continua depois da publicidade
Um pacto pela Cidade e pelo Brasil, viabilizado pela união de esforços entre os poderes públicos e sociedade civil, começando nas famílias, dentro de casa, foi proposto pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, na sessão solene da Semana Nacional da Família. O ato aconteceu na noite de quinta-feira (13), na Câmara Municipal, e contou com a presença do bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa; vereadores, sacerdotes, diáconos e integrantes das paróquias de Guarujá e Bertioga.
Em seu discurso, o bispo diocesano destacou que a base familiar é determinante para uma sociedade justa e com mais oportunidades. “A família é a base de todo ser humano e, consequentemente, de toda sociedade. A nossa vida em família é fundamental para definir o que podemos ser. É em casa que se estrutura a nossa capacidade de conviver em sociedade”, disse. Dom Tarcísio destacou ainda os desafios a serem enfrentados, como o abandono aos idosos, o tráfico de drogas, a miserabilidade, entre outros.
Continua depois da publicidade
A prefeita Antonieta destacou que a base familiar ensina o cuidado com o outro e com o ambiente, despertando o papel de agente transformador em cada cidadão. “Dom Tarcísio, quando ouvimos suas reflexões, renovamos nossa esperança, enquanto sujeitos de uma nova história. Sua fala chama cada um de nós as nossas responsabilidades diante do enfrentamento cotidiano a esta dura realidade que temos: de um lado um Guarujá rico e de outro uma massa empobrecida. E fazemos este enfrentamento em todas as áreas, mas é necessário unir esforços”, ressaltou.
A desestruturação familiar foi apontada pela chefe do Executivo como um dos efeitos do abismo social que o Brasil ainda possui e que é enfrentado com a execução de políticas públicas, mas reforçou que é preciso ir além. “Temos uma tarefa: este é o momento de um grande irmanamento, de fazer um pacto pelo nosso País e pelas nossas cidades. Esta união de esforços é necessária para respondermos os anseios da sociedade. Poderemos criar uma liga para avançarmos neste sentido. O próprio Cristo é o sinal da esperança que nos fortalece para construir o Reino de Deus, aqui e agora”, concluiu Antonieta.
Continua depois da publicidade
Participação – Além de Dom Tarcísio, o clero foi representado pelos párocos: padre Luiz Aparecido Tegami (Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro – Matriz de Guarujá), padre Edson Felipe Monteiro Gonzalez (Paróquia Senhor Bom Jesus), padre Rovílio Guizzardi (Paróquia Nossa Senhora das Graças – Matriz de Vicente de Carvalho) e o diácono José Flávio da Silva (Paróquia Santa Rosa de Lima).
A sessão foi presidida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Luciano de Moraes Rocha (Tody). A solenidade contou ainda com outros vereadores, os secretários municipais; o tenente Giovani; e o presidente da OAB Guarujá, Frederico Antônio Gracia.
Homenageados – No ato, foram homenageados os casais Joseane Severina da Silva Araújo e Waldey da Silva Araújo (Matriz de Vicente de Carvalho), Cícera do Carmo Pereira Santos e Ademilson dos Santos (Paróquia Senhor Bom Jesus), Sueli Rosa dos Santos e Carlos dos Santos (Paróquia Santa Rosa de Lima), Andréa Magalhães Duarte Silva e Marco Antônio Magalhães Duarte Silva (Matriz de Guarujá), e Roseli Cândido Cardoso e Jorge Nogueira Cardoso Júnior (Paróquia São João Batista, de Bertioga).
Continua depois da publicidade
Para Marco Antônio, a homenagem a ele e sua esposa Andréa representa alegria e responsabilidade. “É um comprometimento muito grande representar uma mudança de comportamento na sociedade, já que vemos muitos casos em que a estrutura familiar tem sido desmantelada, com a exclusão de jovens e idosos. Neste sentido, a responsabilidade aumenta. Temos o papel de conversar com outros grupos de famílias, cristãs ou não, para nos irmanarmos em unidade para o bem-comum, fazendo com que o abismo social diminua. A Pastoral Familiar pode ajudar o Governo Municipal neste processo, atuando nas associações de bairro, conselhos municipais e na sociedade como um todo”, disse.
O evento contou com apresentações do Coral “Unidos em um só coração”, que trouxe canções como “Asa Branca”, “A Paz”, “Deus é capaz”, “Livre estou” e “Romaria”. O encerramento da solenidade ocorreu num clima de grande celebração e pacto social, quando a prefeita, vereadores música “Oração pela família”.
Continua depois da publicidade