Cotidiano

Prefeita entrega nova unidade de Educação Infantil no Parque Anilinas

UME Dilce Ferreira Campos tem capacidade para atender a 130 crianças de 1 a 3 anos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/08/2014 às 19:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Sob forte emoção, a prefeita Marcia Rosa entregou na tarde desta quinta-feira, dia 28, a nova Unidade Municipal de Ensino (UME) Dilce Ferreira Campos. Com capacidade para atender a 130 alunos de 1 a 3 anos e 11 meses de idade, a creche faz parte do complexo de lazer do Parque Anilinas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante a entrega da nova unidade escolar, a prefeita lembrou que ao assumir o governo, em 2009, havia pouco mais de 700 crianças matriculadas nas creches municipais. Hoje, esse número saltou para 3.500 alunos. "Esta é a única creche do Brasil construída dentro de um parque público. Aqui as crianças encontram um ambiente acolhedor, se sentem protegidas e participam de atividades educacionais e de cultura", destacou a prefeita.

Falando da homenageada, Marcia Rosa se emocionou. Dona Dilce era colega de trabalho da avó dela, Helena Chumbo, ambas servidoras municipais. Juntas, elas enceravam o Paço Municipal e limparam muitas salas e banheiros. "Ela era meiga, doce e carinhosa. Sinto agora como se minha avó estivesse aqui com Dona Dilce", disse emocionada.

Três filhos, alguns netos, bisnetos, noras e amigos de dona Dilce, além de autoridades municipais, mães de alunos e funcionários, lotaram o pátio para participar da inauguração da nova creche. Entre eles, o filho da homenageada, o servidor público municipal, Henrique Marcelo Ferreira de Souza, um dos mais emocionados entre os presentes. Marcelo contou que ele e seus irmãos nunca imaginaram que um dia sua mãe seria lembrada e daria o nome a uma instituição de ensino.

Continua depois da publicidade

Inauguração foi realizada nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

"Minha mãe era uma pessoa muito bondosa. Nunca imaginamos que essa bondade seria um dia reconhecida", disse. Segundo ele, sua mãe apesar de não ter estudos, era uma assistente social autodidata e ajudava a todos que a procuravam. "Ela não tinha medida para se doar e ajudar o seu semelhante", lembrou. Nascida em Cubatão no dia 1º de dezembro de 1.931, veio a falecer no dia 23 de agosto de 2.011, vítima de um acidente vascular cerebral isquêmico. Conhecida por sua bondade e disposição para ajudar, ela foi responsável por auxiliar na adoção de crianças recém-nascidas que eram abandonadas por suas mães. Uma delas, com deficiência, ela mesma adotou.

Dependências

Continua depois da publicidade

A nova creche atende a 80 alunos oriundos da creche municipal que funcionava num imóvel alugado na Rua Primeiro de Maio. O prédio conta com cinco salas de aula, sala de música, brinquedoteca, sala dos professores, cozinha, refeitório, depósito, pátio interno com brinquedos e pátio externo.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software