Cotidiano

Prefeita Antonieta passa a integrar o Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Foi realizada a eleição do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Publicado em 24/04/2015 às 11:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Depois de ser eleita Presidente do Comitê de Bacias Hídricas da Baixada (CBH-BS), a prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito passou a integrar o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) como suplente do Grupo 3, que fazem parte os municípios do Litoral Norte e Baixada Santista, sendo o titular o prefeito de Ilha Bela, Toninho Colucci.

Continua depois da publicidade

A primeira reunião do CRH ocorreu nesta quarta-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo com a presença de dezenas de prefeitos e autoridades que compõem o Conselho dos segmentos do Governo do Estado; dos Municípios; das Bacias Hidrográficas; Sociedade Civil Organizada e convidados com direito a voz.

Na abertura, o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga ressaltou a dimensão do desafio da escassez hídrica. “Estamos antecipando obras de longo prazo e realizando estudos de viabilidade técnica e econômica para a macro metrópole. E, é por isso, que é de fundamental importância a formulação de propostas e a proatividade deste Comitê no uso racional da água”, disse o secretário que presidiu a reunião.

Continua depois da publicidade

Para a prefeita Antonieta, a participação da região metropolitana da Baixada Santista é de suma importância já que é no CRH que são tomadas as decisões de caráter estadual que envolve as gestões e planejamento dos recursos hídricos, que terão reflexos nas decisões que os Comitês de Bacias de cada região tomam.

“Hoje tivemos, por exemplo, uma decisão que passa pela cogestão dos recursos entre a nossa Bacia e a do Alto Tietê, ou seja, o compartilhamento dos mesmos recursos hídricos. Então, devemos estar atentos como a água da nossa região será utilizada e vice-versa, porque hoje com essa crise, todos estão vendo o que significa planejar antes, cuidar e proteger o que temos, porque a água é um bem precioso”, explicou a prefeita, se referindo aos mananciais dos rios Itatinga e Itapanhau, da Baixada Santista, que também passam na região do Alto Tietê, portanto, pertencem às duas Bacias, daí, a necessidade da cogestão, para que sejam tomadas medidas de proteção e garantia de água.

Na reunião também foi realizada a eleição do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (CoFehidro) que discute a análise dos projetos de uso dos recursos, como por exemplo, a cobrança pelo uso da água em cada uma dessa bacias e a melhoria dos procedimentos dos recursos hídricos.

Continua depois da publicidade

Numa decisão entre as partes, a prefeita Teca Gouveia, de Piquete será uma das titulares e Antonieta, suplente. Já em 2016, a prefeita de Guarujá deverá ser uma das titulares do Conselho respondendo pela faixa litorânea.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software