Cotidiano

Prefeita Antonieta estimula jovens do projeto E-lixo a se tornarem empreendedores

Os integrantes foram recebidos pela chefe do Executivo em seu gabinete

Publicado em 27/02/2015 às 17:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Um trabalho escolar, que poderia ter acabado quando o grupo de alunos recebeu a nota, ganhou vida fora dos muros do colégio, foi levado à sociedade e reconhecido pela Prefeitura de Guarujá. Assim nasceu o projeto E-lixo Guarujá, criado no ano passado por estudantes do curso técnico de Química da Escola Municipal 1º de Maio. A iniciativa visa coletar e reciclar lixo eletrônico. Agora, com os idealizadores já formados, o projeto foi apresentado oficialmente à prefeita Maria Antonieta de Brito, que na última quinta-feira (26) recebeu os jovens em seu gabinete e os estimulou a se tornarem empreendedores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No ano passado, durante o período estudantil, o grupo arrecadou e destinou à reciclagem um total de 250 quilos de lixo eletrônico, composto por pilhas, máquinas fotográficas, celulares, computadores e outros materiais. Após a formatura, em dezembro do ano passado, os jovens resolveram dar continuidade ao projeto, retirando o lixo eletrônico, prejudicial à saúde, do meio ambiente e encaminhando para uma alternativa sustentável.

Continua depois da publicidade

Os integrantes foram recebidos pela chefe do Executivo em seu gabinete (Foto: Dovulgação)

Na reunião de quinta-feira (26), os integrantes do E-lixo Guarujá, Luis Fernando Cavalcante, Mariana Santos e Sandro Eleotério Júnior participaram da audiência com a prefeita. O encontro contou ainda com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Arleto Rodrigues, e a diretora de Educação Ambiental da Prefeitura, Lúcia Helena Silva.

Continua depois da publicidade

Antonieta relatou sua trajetória na E.M. 1º de Maio, enquanto aluna e, depois, professora nos cursos de Química e Meio Ambiente. Também falou da luta pela implantação da Agenda 21, desde os tempos de vereadora. “Precisamos despertar a consciência das pessoas. Diariamente há descarte de lixo eletrônico, material para construção, móveis e muitas outras. Nossa principal luta é trazer luz a quem está na escuridão.”

Organizar o grupo para que se torne uma cooperativa, microempresa, associação ou Microempreendedor Individual (MEI) foram algumas das sugestões apontadas pela prefeita aos jovens para que eles estruturem o projeto legalmente e futuramente possam efetuar parcerias, principalmente com a Prefeitura e empresas.

Antonieta indicou cursos de empreendedorismo do Sebrae e solicitou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanhe o grupo nesta trajetória, já agendando reuniões para orientação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep). “É preciso ter o olhar administrativo e empreendedor. Há oportunidade de avançar e vocês têm futuro. E a gente precisa estimular porque são talentos da Cidade. É necessário sonhar, porque quem sonha conquista”, ressaltou a chefe do Executivo.

Continua depois da publicidade

O apoio das secretarias municipais e o fato da iniciativa criar soluções para problemas do cotidiano foram enaltecidos pela prefeita. “Fiquei muito feliz. A Escola 1º de Maio tem que aproveitar o que é produzido no meio acadêmico, técnico estudantil, mas é preciso aproximar o sonho dos jovens a uma realidade concreta. Agora, é preciso ir além, buscando propostas para que eles tenham um retorno econômico. Também apontamos caminhos para viabilizar seus sonhos, como o acesso a linhas de crédito do Banco do Povo e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”, finalizou.

Reunião supera expectativas dos jovens

Para Mariana, o fato do grupo ser recebido para uma audiência com a chefe do Exectivo foi uma oportunidade ímpar. “A reunião foi crucial para definir os próximos passos e ficou além das nossas expectativas. A Prefeitura nos deu total incentivo e apoio, além de se mostrar bastante interessada em caminhar com o projeto E-lixo. Foi muito legal também ouvir os conselhos da prefeita, que conhece muito bem a área de Meio Ambiente.”

Continua depois da publicidade

Já Luis Fernando acrescenta que é “muito gratificante saber que Guarujá visa que o jovem seja um empreendedor e, acima de tudo, preocupado com o meio ambiente.”

E Sandro conclui que o momento é de partir para a próxima fase do projeto. “A reunião foi muito importante para agregarmos valores e ideias ao projeto. Tivemos a oportunidade de integrar assuntos relacionados ao reaproveitamento, reutilização e reciclagem do lixo eletrônico. O momento agora é de 'arregaçar' as mangas e iniciar uma nova etapa de implementação do projeto E-lixo. Agradecemos o total apoio da nossa prefeita e da Diretoria e Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá.”

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software