Cotidiano
Segundo o relatório semestral da FAO divulgado hoje (7), os preços dos derivados do leite tiveram a maior queda, seguidos dos preços do açúcar, de cereais e de óleos vegetais
Continua depois da publicidade
O Índice de Preços de Alimentos no mundo, em abril de 2015, foi o menor desde junho de 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que aponta para uma queda de 1,2 % nesses valores em abril com relação março de 2015 e de 19,2 % com relação a abril de 2014.
Segundo o relatório semestral da FAO divulgado hoje (7), os preços dos derivados do leite tiveram a maior queda, seguidos dos preços do açúcar, de cereais e de óleos vegetais. Em contrapartida, os valores de carne subiram em abril, no primeiro aumento desde agosto de 2014.
Continua depois da publicidade
A produção de cereais em todo o mundo provavelmente vai diminuir em 1,5% este ano com relação ao ano passado, segundo o levantamento, principalmente devido à redução da área plantada com milho.
Se as condições climáticas continuarem normais em 2015, a previsão da FAO para a produção mundial de cereais é de 2,5 bilhões de toneladas, um pouco abaixo do recorde do ano passado, mas quase 5% acima da média dos últimos cinco anos. Segundo a entidade, a queda será amortizada pelos estoques da boa produção de 2014.
Continua depois da publicidade
O Índice de Preços de Alimentos é ponderado pelo comércio exterior que rastreia preços dos cinco principais grupos de commodities de alimentos nos mercados internacionais. Ele agrega preços dos cereais, carne, laticínios, óleos vegetais e açúcar.
Continua depois da publicidade