Cotidiano

Praias de Santos estão impróprias

Praias de Bertioga e Itanhaém, além do Rio Cubatão, estão com bandeiras verdes

Publicado em 12/02/2015 às 11:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Todas as praias de Santos estão impróprias para o banho de mar, avaliou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que faz o controle de qualidade das praias da região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O órgão fiscalizou 71 pontos das oito cidades com faixa de areia da Baixada Santista, além do rio Perequê, em Cubatão. Cerca de 30% das praias da região receberam bandeira vermelha. O balanço foi realizado entre os dias 11 de janeiro e 8 de fevereiro. Bertioga, Cubatão e Itanhaém possuem bandeira verde em todos os locais fiscalizados. Em Guarujá, a praia do Perequê está imprópria. Enquanto Peruíbe, as praias do Guaraú e em frente a Avenida São João receberam bandeira vermelha.

Já Mongaguá e São Vicente possuem três praias impróprias. Na primeira, Vera Cruz, Vila São Paulo e Agenor de Campos não estão próprias para o banho de mar. Já na segunda, as bandeiras vermelhas estão na Divisa, Ilha Porchat e Gonzaguinha.

Em Praia Grande, quase metade das praias estão impróprias. São seis no total: Vila Tupi, Vila Mirim, Vila Caiçara, Jardim Solemar, Aviação e Maracanã.

Continua depois da publicidade

Todas as praias impróprias, e há expectativa de chuva para o Carnaval (Foto: Matheus Tagé/DL)

Chuva durante o Carnaval

A previsão para o período de Carnaval na região é de chuva, segundo o meteorologista da Defesa Civil de Santos, João Paulo Nardin Tavares.

Continua depois da publicidade

Segundo o meteorologista, Uma frente fria que nesse momento se encontra sobre Santa Catarina pode chegar ao estado de São Paulo amanhã à noite, isso se não for desviada para o oceano antes de chegar à região. Porém, os modelos numéricos de previsão de tempo mostram a formação de uma zona de convergência de umidade que passa pelo estado e pela baixada Santista, que pode estar associada à frente fria, no sábado. Ela deve provocar pancadas de chuva na sexta-feira à noite e no sábado.

Se ela se deslocar até São Paulo, e não for antes desviada para o oceano, os modelos mostram ela dirigindo-se para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro no domingo, mas devido ao anticiclone (centro de alta pressão) que se encontra sobre o oceano, pode acontecer dela ficar estacionada sobre a Baixada Santista ou Litoral Norte, causando chuvas fracas a moderadas e contínuas. Ainda que ela seja desviada para o oceano, a formação de áreas de instabilidade devido ao calor e o fluxo de umidade devem, mesmo assim, provocar pancadas de chuva durante o Carnaval.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a temperatura mínima está prevista para é de 24 graus, podendo chegar até 31 graus.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software