Cotidiano

Praia no litoral de SP fica imprópria pela 1° vez em 5 anos e condomínio é multado

Na época da classificação da praia, a Sabesp multou o condomínio por descarte irregular de esgoto

Ana Clara Durazzo

Publicado em 13/02/2025 às 11:31

Atualizado em 14/02/2025 às 19:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O problema ocorreu no mesmo período em que o condomínio de prédios Phoenix Entremares, ao lado da Riviera, foi multado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente / Folhapress

Continua depois da publicidade

Pela primeira vez desde 2020, A Praia de São Lourenço, em Bertioga, no litoral de São Paulo, ficou imprópria para banho pela primeira vez desde outubro de 2020.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A classificação foi constatada por medições semanais da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em janeiro e fevereiro deste ano.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Janeiro registra chuva acima da média histórica no litoral de SP

• Mais de 65% das praias do litoral de SP estão impróprias; saiba quais

Desde o começo do ano, diversas cidades do litoral de São Paulo vem recebendo classificação imprópria da Cetesb.

Entenda o caso

O problema ocorreu no mesmo período em que o condomínio de prédios Phoenix Entremares, ao lado da Riviera, foi multado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em R$ 72,7 mil, no dia 7 de janeiro, por esgoto lançado na rede pluvial.

Continua depois da publicidade

A administração do condomínio foi procurada mas não respondeu.

Prefeitura

A Prefeitura de Bertioga, em nota, diz que recebeu denúncia de moradores da região sobre forte odor de esgoto em 4 de janeiro.

A fiscalização vinha trabalhando para encontrar o lançamento irregular.

Continua depois da publicidade

A gestão do prefeito Mateus Vilares,  afirmou que não é possível correlacionar o problema do condomínio com a balneabilidade,  pois o lançamento irregular foi prontamente interrompido;

Ele aponta que o período de muita chuva pode ter contribuído para a situação.

Cetesb

Já a Cetesb informa que uma denúncia envolvendo o condomínio só chegou ao órgão no final de janeiro,  quando não havia mais vazamento de esgoto.

Continua depois da publicidade

O órgão explica que as chuvas contribuem para a deterioração da qualidade das águas das praias porque, durante esses episódios, recebem uma grande quantidade de esgoto e outros detritos.

O condomínio emitiu um comunicado aos moradores reconhecendo que foi identificada uma irregularidade, porém ela  foi resolvida.

Também avisou que vai recorrer a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), pois a tubulação da rede estava obstruída.

Continua depois da publicidade

Sabesp

A Sabesp respondeu, em nota, que a rede de esgoto da companhia em Bertioga opera normalmente, não sendo procedente qualquer alegação sobre obstrução.

Também afirmou que atendeu às solicitações do condomínio e garantiu que não havia problemas na rede.
A administração do condomínio não foi encontrada para dar resposta.

Sobre a balneabilidade imprópria, a Sabesp confirma que diversos fatores podem influenciar a balneabilidade da água.

Continua depois da publicidade

Associação de Moradores

A Associação do Jardim São Lourenço informa que vem acompanhando com preocupação as questões ligadas à balneabilidade da praia e ao saneamento básico.

Na última sexta-feira (7), uma reunião da entidade com representantes da prefeitura e Sabesp definiu um cronograma inicial de obras para saneamento de toda a região até janeiro de 2026.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software