Cotidiano

Praia Grande supera marca de 4,5 mil meninas imunizadas contra HPV

O público alvo na Cidade totaliza 7.204 meninas que estão dentro da faixa etária determinada

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/04/2014 às 17:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos termina nesta quinta-feira (10). De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, a Cidade já vacinou mais de 4,5 mil meninas. A ação é organizada pelo Ministério da Saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com estimativa da Sesap, o público alvo na Cidade totaliza 7.204 meninas que estão dentro da faixa etária determinada. Com o total de doses disponibilizadas o Município atingiu 63%,85 e está próximo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 80%. “A secretaria está confiante que Praia Grande atingirá a meta nessa reta final dos trabalhos. Nem um problema foi registrado durante toda a campanha”, disse a chefe do setor de Imunização da Sesap, Denise Ribeiro Rodrigues Gatto.

Em comunicado aos órgãos de saúde de todo o País, o Ministério destacou que a idade entre 11 e 13 anos foi escolhida porque neste período a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia. A dose ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero, uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com dados do Governo Federal.

A dose ajuda a proteger contra o câncer de colo de útero (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

A Sesap organizou um cronograma específico para a vacinação. A definição de locais e datas levou em conta questões relacionadas à logística dos trabalhos. As escolas municipais e estaduais recebem visitas de equipes de imunização. As doses também são disponibilizadas nas unidades de saúde municipais.

Planejamento

A dose contra o HPV será aplicada em três fases. A primeira aplicação ocorre até 10 de abril, a segunda, seis meses após o início dos trabalhos e a terceira, cinco anos depois. Em 2015, meninas de 9 a 11 anos serão o foco principal. A partir de 2016, a ação estará restrita apenas às jovens de 9 anos.

Continua depois da publicidade

Prevenção

Ao longo dos últimos anos, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites da Sesap tem desenvolvido atividades contínuas de prevenção, orientação e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas em Praia Grande atingem pessoas de todas as faixas etárias, desde os jovens até a melhor idade.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software