Continua depois da publicidade
Praia Grande segue trabalhando intensamente realizando ações contra a dengue em todos os bairros. A meta é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os munícipes podem denunciar possíveis focos.
Mesmo com uma drástica redução do número de casos com relação ao mesmo período do ano passado, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade conta com cronograma de atividades definido para todo o ano. Constantemente são desenvolvidos mutirões nos bairros. Outros destaques ficam por conta das visitas domiciliares dos agentes comunitários, bloqueio de criadouros (eliminação de focos dentro das residências), intervenção em pontos estratégicos, tais como cemitério, desmanches de veículos e borracharias. Campanhas educativas nas unidades de saúde e escolas municipais também fazem parte dos serviços prestados.
Apesar do fim da epidemia da doença na Baixada Santista em 2013, o trabalho no Município não parou. As ações preventivas aliadas ao baixo índice de chuvas no verão deste ano foram determinantes para redução dos casos. Atualmente o Município totaliza 44 casos confirmados.
Continua depois da publicidade
Um grave problema encontrado pelos agentes de endemias, além das casas de veraneio que estão fechadas, é que parte da comunidade apresenta resistência em permitir a entrada dos profissionais nas residências. O comportamento tem atrapalhado o desenvolvimento das ações em todo o Município.
A chefe do Centro de Zoonoses de Praia Grande, Maria Fernanda Gonçalves, afirmou que o empenho dos profissionais e o apoio da população são fundamentais na redução de casos da doença. “Pedimos aos munícipes que continuem colaborando. Os agentes estão devidamente uniformizados e com crachá de identificação. Cada um deve fazer sua parte. Todos integrantes da Sesap seguem trabalhando duro contra a dengue”.
Continua depois da publicidade