Continua depois da publicidade
Praia Grande recebeu nesta semana dois novos profissionais estrangeiros do programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Maikel Matos Garces e Magdiel Galeano são cubanos e passarão por um período de ambientação e treinamento antes de ingressarem na rede municipal.
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande confirmou que a atuação dos médicos será direcionada para as unidades de Saúde da Família (Usafa) Melvi e Solemar. Com isso, a exemplo dos demais profissionais do programa, ocorre um reforço na Atenção Básica, porta de entrada do sistema. O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.
Praia Grande conta atualmente com 33 profissionais do programa. Do total de médicos recebidos pela Cidade, 26 são cubanos, 4 argentinos, 2 brasileiros e um espanhol. O Município tem ainda outros dois médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa do Ministério da Saúde.
A chegada desses profissionais foi peça determinante para o aumento para 56 equipes do Programa Saúde da Família e, consequentemente, uma maior oferta de serviços prestados. A Sesap distribuiu esses médicos em unidades que estavam sobrecarregadas, agilizando assim os atendimentos e beneficiando diretamente a população.
Continua depois da publicidade
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou o desenvolvimento do Mais Médicos e agradeceu a escolha dos profissionais de atuarem na Cidade. “Sou defensor do atendimento primário e dos pogramas Saúde da Família e Mais Médicos. A prevenção é fundamental. Isso não se faz em um Pronto-socorro ou hospital. Está sendo estabelecido um processo de retorno de acessibilidade à saúde básica. A comunidade está feliz pela vinda desses médicos”.
Aprimoramento linguístico
Continua depois da publicidade
Os profissionais estrangeiros do Mais Médicos que estão atuando em Praia Grande participam do projeto de Aprimoramento Linguístico no Programa Educação e Saúde (Alpes). A ação, organizada pela Sesap, busca oferecer aos médicos ainda mais intimidade com o idioma do País.
De acordo com o cronograma de trabalho, os encontros ocorrem uma vez por semana na sede do Porto Aprendiz, da Secretaria de Educação (Seduc), no Bairro Boqueirão. Durante aproximadamente duas horas, os profissionais recebem orientações sobre a parte escrita e pronuncia da língua portuguesa.
Encontro
Continua depois da publicidade
No último dia 8 de setembro, Praia Grande sediou o primeiro encontro reunindo os profissionais nacionais e estrangeiros oriundos do programa Mais Médicos que atuam nas cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista com participação de cerca de 130 pessoas. O evento teve como objetivo aprimorar os serviços prestados no setor.
Foram debatidos temas como operacionalização do programa na Região e integração dos profissionais. Também estiveram em destaque questões clínicas voltadas, por exemplo, a hipertensão arterial e pré-natal de risco. Novos eventos deste tipo serão programados para os próximos meses.
Continua depois da publicidade