Cotidiano

Praia Grande é referência na captação e reuso de água de chuva com sistema de cisternas

Cidade realiza também ações educativas voltadas ao uso consciente de água

Da Reportagem

Publicado em 23/03/2019 às 04:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praia Grande vem se destacando com práticas sustentáveis capazes de evitar prejuízos para o meio ambiente / Tony Winston/Agência Brasília

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. A data tem como objetivo chamar a atenção para o tema e estimular na população cada vez mais a utilização consciente desse importante recurso para a vida no planeta. Praia Grande vem se destacando com práticas sustentáveis capazes de evitar prejuízos para o meio ambiente. Um desses projetos que funciona como referência e exemplo positivo é a captação e reuso de água de chuva com um sistema de cisternas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Atualmente, cerca de 50% do consumo de água utilizada no trabalho de limpeza e manutenção urbana em Praia Grande é economizado mensalmente graças à utilização de água de reuso, captada através de cisternas instaladas pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) da Cidade. Somando todos os equipamentos, a capacidade total é de 315 mil litros (equivalente a pouco mais de 26 caminhões pipas).

Continua depois da publicidade

O secretário de Serviços Urbanos de Praia Grande, Katsu Yonamine, explicou que o sistema começou a ser implantado em 2009. O sucesso da ação fez com que a captação fosse aumentada gradativamente nos últimos anos. A meta agora é seguir com a ampliação das cisternas. “A ideia é fazer com que o sistema chegue a 500 mil litros captados. A medida beneficia o meio ambiente e também tem a questão econômica, com a redução de gastos públicos nas contas de água”.

Durante a captação, a água de chuva é encaminhada para um sistema subterrâneo e para caixas d’águas de polietileno através de tubagem bypass. O líquido é passado por dois tipos de filtros, que descartam materiais que podem ter sido carregados para os tubos, como folhas e terra, aliviando o trabalho das bombas e garantindo mais qualidade da água coletada.

Continua depois da publicidade

A água recolhida é utilizada para limpeza de locais públicos como ruas, áreas de feiras livres, feiras de artesanato, viadutos, manutenções na rede de drenagem da Cidade, no paisagismo e na limpeza de ferramentas e equipamentos de trabalho.

Ações de conscientização - Outra ação de grande relevância que vem ocorrendo no Município ao longo dos últimos anos voltada a utilização racional da água é a educativa. Materiais informativo é entregue para a população. Outro destaque fica por conta da realização de palestras e atividades nas 77 escolas municipais. Desta forma, os alunos passam a figurar como multiplicadores de informações dentro de suas residências com seus familiares.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software