Cotidiano

Praia Grande contará com nove novos profissionais do Mais Médicos

Os novos médicos chegarão ao Município no próximo dia 22 e passarão por um período de treinamento antes de ingressarem na rede Municipal

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/04/2014 às 17:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Praia Grande ganhará nove novos profissionais do programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. A Cidade tem investido cada vez mais na Atenção Básica, porta de entrada do sistema responsável pelos atendimentos primários através de consultas em Usafas e Multiclínicas e que evitam procedimentos hospitalares mais complexos. Destaque para a modernização de unidades já existentes, a construção de outros equipamentos e a informatização dos agendamentos de consultas e também procedimentos relacionados à dispensação de medicamentos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os novos médicos chegarão ao Município no próximo dia 22 e passarão por um período de treinamento antes de ingressarem na rede Municipal. A vinda deste grupo faz parte de mais um ciclo do programa. Praia Grande conta atualmente com 22 profissionais, nacionais e estrangeiros, oriundos do Mais Médicos que realizam atendimentos voltados à população em unidades do setor de Atenção Básica.

O Município recebeu ainda em março dois médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Somados os profissionais do Mais Médicos que já fazem parte da rede municipal e os novos que chegarão em abril, Praia Grande totalizará 33 novos médicos em seu quadro voltados ao atendimento da população.

A chegada desses profissionais é peça determinante para o aumento do número de equipes do Programa Saúde da Família e, consequentemente, uma maior oferta de serviços prestados. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande distribuiu esses médicos em unidades que estavam sobrecarregadas, agilizando assim os atendimentos e beneficiando diretamente a população.

Continua depois da publicidade

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou o desenvolvimento do programa Mais Médicos e agradeceu a escolha dos profissionais de atuarem na Cidade. “Sou defensor do atendimento primário e dos programas Saúde da Família e Mais Médicos. A prevenção é fundamental. Isso não se faz em um pronto-socorro ou hospital. Está sendo estabelecido um processo de retorno de acessibilidade à saúde básica. A comunidade está feliz pela vinda desses médicos”.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Francisco Jaimez Gago, analisou de forma positiva a atuação desses profissionais no Município. “Com isso, começamos a desafogar o atendimento nas unidades de saúde. O Ministério da Saúde preconiza 4 mil, no máximo. O prefeito determinou a contratação de médicos para que esse número caia para 3 mil. Desta forma, a qualidade crescerá”.

Praia Grande ganhará nove novos profissionais do programa Mais Médicos (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Ambientação

Durante o período de treinamentos, os novos médicos serão apresentados aos protocolos municipais da saúde e do perfil social, econômico e epidemiológico local. Na última parte, já em campo, os profissionais acompanharão algumas consultas nas Usafas.

Dados

Continua depois da publicidade

A Cidade busca reverter uma rotina que se estabeleceu ao longo dos últimos anos: o aumento dos atendimentos de emergência e a redução das consultas na atenção básica. Em 2012, um total de 24,5% dos serviços prestados foram na atenção básica, contra 63% de urgência e emergência e 11% de especialidades.

“É a inversão do sistema para que diminua o atendimento nos pronto-socorros, local onde a pessoa resolve o problema naquela situação, mas não faz o acompanhamento. Na Atenção Básica, o médico acompanha o paciente. Por exemplo, o hipertenso é acompanhado para que não tenha um acidente vascular cerebral (AVC). Isso reduz os custos hospitalares”, disse o secretário.

Novas Usafas

Continua depois da publicidade

Nos próximos anos, Praia Grande ganhará seis novas Usafas. Mourão, já assinou algumas ordens de serviço direcionando os esforços municipais para a instalação dos equipamentos em vários bairros. Todos os trabalhos estão sendo coordenados pela Sesap.

No último dia 19 de janeiro, data que marcou o 47° aniversário de emancipação político-administrativa da Cidade, ocorreu a inauguração da Usafa do Bairro Esmeralda. A unidade beneficia cerca de 15 mil pessoas residentes naquela região do Município. O investimento para a obra foi de R$ 718 mil. A liberação do recurso, pelo Ministério da Saúde, ocorreu por conta de uma solicitação de Mourão, quando ainda exercia o mandato de deputado federal.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software