MOBILIDADE
Prefeito estima que extensão de 3.280 metros no percurso atual vai acrescentar 69 mil passageiros/dia ao sistema, facilitando o deslocamento de usuários de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande até Santos
O traçado tem aproximadamente 3.280 metros / Reprodução
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A assessoria técnica do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), concluiu os estudos prévios visando a extensão da linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) desde a Área Continental de São Vicente até o Bairro Sítio do Campo. E Mourão vai apresentar mapas, croquis e demais detalhes ao secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, para demonstrar a viabilidade e a importância da obra.
Na avaliação do prefeito, essa ligação representaria uma melhora significativa na mobilidade urbana dentro da Região Metropolitana da Baixada Santista.
A expectativa é que a audiência em São Paulo seja realizada já no próximo mês, quando Mourão completará 100 dias de gestão neste sexto mandato à frente da Prefeitura de Praia Grande.
O traçado tem aproximadamente 3.280 metros e interligaria a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, até as proximidades do Terminal Rodoviário e Urbano Tude Bastos, em Praia Grande.
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Mourão ainda não tem uma estimativa do valor da obra e do material rodante necessário, mas projeta a inclusão de 69 mil passageiros/dia no sistema. Esse é o volume de pessoas que se deslocam de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande diariamente até Santos, São Vicente e Cubatão utilizando 16 linhas de ônibus intermunicipais.
Esse contingente é formado, basicamente, por trabalhadores e estudantes universitários. Atualmente, segundo o prefeito, o VLT transporta 25 mil passageiros entre Santos e a Área Continental de São Vicente.
“Hoje o emprego não respeita mais os limites dos municípios e é um desgaste muito grande para os passageiros. Esses ônibus contribuem para que o trânsito fique lento em Santos e são mais poluentes que o VLT”, salienta Mourão. “Vamos acrescentar quase três vezes a quantidade de passageiros, tornando o sistema mais eficiente”, completa o político com 43 anos de vida pública.
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A ideia foi apresentada inicialmente pelo prefeito durante entrevista exclusiva ao Diário do Litoral em novembro de 2024, logo após ser eleito para o sexto mandato com o apoio de 107.796 praiagrandenses, o que representou 64,66% dos votos válidos, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ideia é que a ligação entre a Ponte dos Barreiros e o Sítio do Campo siga paralelamente à Avenida Vereadora Angelina Pretti da Silva por cerca de 200 metros, até que faça uma curva suave à esquerda. Os trens e vagões ‘correriam’ sobre o mangue através de uma via suspensa por pilares de concreto, portanto acima do chão, o que reduziria o impacto sobre a vegetação.
A proposta é que os trilhos sigam pelo trecho entre a Ilha da Hermida e o Mar Pequeno até cruzar o curso d’água que se estende desde a Ilha das Caieiras, passando pelo Balneário Maxland e a Vila Sônia, até desaguar no chamado Poção São Vicente, à esquerda do Portinho Ézio Dall’Ácqua.
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A partir daí, os trens e vagões seguiriam pelo terreno que abrigava plantações de chuchu desde os primórdios de Praia Grande até atingir a área urbanizada do Sítio do Campo e o Tude Bastos. No terminal seria feita a baldeação com as linhas municipais e intermunicipais de ônibus.
“É (um traçado) factível. E não teria nenhuma desapropriação. Por isso, talvez esse trecho seja até mais barato que em Santos”, conclui o prefeito de Praia Grande.
Essa nova rota substitui a proposta original de levar o VLT à Praia Grande seguindo o traçado do antigo Trem Intermetropolitano (TIM), que circulou até meados dos anos 1990. Essa linha férrea interligava o bairro vicentino do Samaritá até o Samambaia e, daí, até Peruíbe. Essa área chegou a ser cogitada para criação de um corredor de ônibus expressos no início do século 21.
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Mas, esse traçado entre São Vicente e Praia Grande teria 15 quilômetros de extensão e, segundo o prefeito, não atenderia regiões populosas da Cidade, como a Vila Sônia, o Boqueirão e o Canto do Forte, que já somam quase 90 mil habitantes, o equivalente a um quarto da população do Município.
Mais: o novo trajeto que será levado ao secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos em abril viabiliza uma futura extensão do VLT até a Curva do S. Nessa segunda etapa, o traçado seria paralelo à Via Expressa Sul. Só restaria definir futuramente se os trens e vagões ‘correriam’ pela lateral da via no sentido Litoral Sul ou do lado inverso, no sentido São Vicente.