Continua depois da publicidade
Para ampliar os serviços de coleta seletiva em Praia Grande, a Prefeitura adquiriu seis novos caminhões, que chegaram à Cidade na manhã desta quinta-feira (6). A previsão é que as atividades sejam intensificadas e os veículos estejam rodando pelas vias do Município ainda em 2014. O trabalho faz parte da reestruturação da Coleta Seletiva, que conta com coleta porta a porta e solidária, instalação de cinco novos Ecopontos, além de capacitação dos membros da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida). Os trabalhos fazem parte do projeto Avança PG (plano de ações para o triênio 2014-2016), dentro do eixo Cidade Vida.
No serviço de coleta solidária, o trabalho será feito em repartições Públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. O serviço domiciliar acontecerá em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: as 8 e as 14 horas. Neste caso, os caminhões serão acompanhados de carros de som, que avisarão aos moradores a presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Coopervida, no esquema “porta a porta”.
A coleta terá o seguinte cronograma: Segunda-feira, de manhã, Militar, Canto do Forte e Boqueirão; e de tarde, Guilhermina e Aviação. Terça-feira, de manhã, Tupi, Ocian, Imperador, Princesa e Cidade da Criança; de tarde, Caiçara e Solemar. Na quarta, de manhã, Mirim e Maracanã; de tarde, Real, Flórida e Glória. Quinta-feira, de manhã, Anhanguera, Nova Mirim e Santa Marina; de tarde, Ribeirópolis, Esmeralda, Samambaia e Melvi. E na sexta-feira, de manhã, é a vez dos Bairros Sítio do Campo, Antártica e Quietude; já de tarde, a coleta acontece na Vila Sônia e Tupiri.
Caso o morador não esteja em casa ou simplesmente prefira levar diretamente o material para a reciclagem basta procurar um dos Ecopontos da Cidade. Além do equipamento já existente no Bairro Aviação, Praia Grande inaugura ainda esse ano mais cinco nos Bairros Sítio do Campo (loteamento Guaramar), Nova Mirim, Mirim, Caiçara e Real.
Continua depois da publicidade
O Ecoponto já em funcionamento fica na esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge, Bairro Aviação. E de acordo com o secretário de Serviços Urbanos (Sesurb), Katsu Yonamine, este será o Ecoponto “base” da Cidade. “Teremos mais cinco com capacidade menor de descarte. Nosso objetivo é atender a todos os bairros e facilitar o deslocamento de quem precisa fazer o descarte”.