Cotidiano

Praia do Guaiúba em busca do Selo Bandeira Azul

Sabesp realiza operação caça esgoto clandestino, a pedido da Secretaria do Meio Ambiente como primeiro passo para a certificação internacional

Publicado em 03/04/2013 às 15:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Sabesp começou, na última semana, uma operação para detectar ligações clandestinas de esgotos na rede pluvial da Praia do Guaiúba. O serviço está sendo executado a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como parte do processo para a conquista do Selo Bandeira Azul, a exemplo da Praia do Tombo.

A operação consiste em injetar fumaça nas instalações coletoras de esgoto e verificar se há vazamento na rede pluvial ou nas residências. Em seguida, um pequeno robô, com uma câmera, percorre a galeria de esgoto e identifica o local exato do vazamento, que será consertado numa segunda fase da operação.

“Fizemos uma parceria com a Sabesp para fazer esse trabalho, que consiste na inserção na rede de esgotos de uma fumaça à base de glicerina, específica para testes ambientais. Esse trabalho foi realizado três vezes no Tombo e conseguimos eliminar todas as ligações clandestinas. Este é um primeiro passo para se cumprir os 32 itens exigidos pela certificadora do selo Bandeira Azul. Guarujá mantém há três anos a Bandeira Azul na Praia do Tombo e, se conseguirmos certificar o Guaiúba seremos o único município do Brasil a ter duas praias certificadas”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Elio Lopes.

A operação de identificação de ligações clandestinas deve continuar nas próximas semanas e, consiste em várias etapas. A primeira é uma campanha de informação para os moradores e o teste com corantes. A segunda fase é a varredura, feita pelo teste de fumaça e os robôs, que providos de câmeras identificam o ponto exato do vazamento. Caso o problema seja na residência, o morador recebe uma notificação para realizar o conserto. Caso seja na rede externa, a própria Sabesp irá realizar o conserto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A operação consiste em injetar fumaça nas instalações coletoras de esgoto e verificar se há vazamento na rede pluvial (Foto: Marcos Miguel/ Prefeitura Municipal de Guarujá)

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software