A justificativa é que desde janeiro, a Sabesp aumentou o número de vistorias que apontam interligações feitas irregularmente entre as tubulações / Governo de SP
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira (25), às 9 horas, serão realizados testes de fumaça e de corante no bairro da praia das Astúrias, no Guarujá, programados com a presença da administração municipal.
Para a aplicação do teste, é preciso despejar o corante atóxico nas instalações sanitárias internas do imóvel para verificar se o esgoto colorido segue corretamente para as tubulações do sistema sanitário ou para a galeria de água pluviais.
Continua depois da publicidade
Já o método do teste de fumaça consiste em aplicar uma fumaça inofensiva à saúde pelos poços de visita às redes (instalações identificadas pelos tampões nas vias públicas) e observar onde ela sairá.
Se sair fumaça por ralos, calhas ou qualquer outro dispositivo para escoar água da chuva, indica problemas nas instalações internas.
A justificativa é que desde janeiro, a Sabesp aumentou o número de vistorias que apontam interligações feitas irregularmente entre as tubulações para coleta de esgoto e as galerias para drenagem das águas da chuva.
Continua depois da publicidade
Essas tubulações são instalações que devem existir separadamente, para que não haja um colapso dos sistemas, projetados para funcionar de forma isolada, o que garante a eficiência dos sistemas.
No primeiro trimestre de 2025, de janeiro a março, a Sabesp já realizou mais de dois mil testes de corantes em todo o município do Guarujá. Foram 2.101 imóveis que passaram por inspeções, sendo 653 testes em janeiro, 819 em fevereiro e 629 em março.