Cotidiano

Praia de Santos terá biblioteca

Projeto conta com verba de R$ 100 mil, através da Biblioteca Nacional e do Ministério da Cultura

Publicado em 23/07/2014 às 10:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Praticidade, lazer, cultura e praia. Com a correria do dia-a-dia nem sempre é possível reunir tudo isso no mesmo lugar e na mesma parte do dia. Pensando em incentivar a leitura na Cidade, o vereador Kenny Mendes (DEM) propôs o projeto da Bibliopraia em Santos, com o objetivo de proporcionar mais opções de lazer e entretenimento para crianças e adultos que frequentam as praias locais. O projeto já conta com verba de R$ 100 mil através da Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, que incentiva a criação de bibliotecas públicas. Em dezembro o projeto entra em prática.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Imagina você na praia e poder pegar um bom livro para ler? Então, em Santos o cidadão vai poder fazer isso. A ideia desse projeto é proporcionar as pessoas mais cultura e entretenimento, no mesmo local e de graça. É raro hoje em dia ter tempo livre, então queremos aproveitar quando as pessoas vêm à praia, e proporcionar e incentivar a leitura tanto para crianças como para adultos, que darão o exemplo para os seus filhos”, disse à reportagem o vereador autor do projeto, Kenny Mendes.

Nas praias do Paraná, projeto que inspirou Santos existe desde 2013 (Foto: Kraw Penas/SEEC-PR)

A ideia inicial surgiu quando Kenny viu uma biblioteca fixa, de madeira, em uma praia da Austrália. Porém, com as condições climáticas de Santos, o mais ideal seria uma biblioteca móvel. Pensando nisso, o vereador foi conhecer um projeto semelhante nas praias do Paraná, que inspirou a ideia. Na cidade de Paranaguá, os cidadãos podem tomar os livros emprestados informando o nome e o contato telefônico. O empréstimo dura três dias e pode ser renovado por mais três. Para devolver, o leitor pode procurar qualquer unidade da Bibliopraia em Paranaguá ou qualquer biblioteca pública da Cidade.

Continua depois da publicidade

Em Santos, funcionará de maneira semelhante. Kenny explica que a administração ficará por conta da Secretaria de Cultura, que terá dois monitores junto a estante móvel. Nas praias santistas os cidadãos terão sete dias para devolver os livros. Segundo o vereador, a Bibliopraia ficará cada dia em uma praia de Santos. A estante móvel será adquirida pela Prefeitura, através de licitação que já foi aberta, faltando a conclusão do pregão. Segundo Kenny Mendes, a estrutura da Bibliopraia deve chegar a Santos em outubro. No mês de novembro, a administração municipal fará a aquisição dos livros e, em dezembro, os cidadãos e turistas já terão acesso a Bibliopraia.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software