Cotidiano

Praia Acessível tem início amanhã em Praia Grande

Para participar, os interessados devem comparecer ao local, munidos de documento com foto para realização de cadastro, podendo usar as cadeiras imediatamente

Publicado em 05/01/2015 às 16:54

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A partir desta terça-feira (6), a Estação Boqueirão, localizada na altura da Avenida Paris, ganha uma nova atração: o programa Praia Acessível, parceria entre Prefeitura e governo do Estado. Com oito cadeiras anfíbias em funcionamento e mais duas em reserva, especialmente desenvolvidas para garantir aos cadeirantes o acesso ao banho de mar, o projeto é gratuito, e fica em Praia Grande até 18 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para participar, os interessados devem comparecer ao local, munidos de documento com foto para realização de cadastro, podendo usar as cadeiras imediatamente. É recomendado que o usuário esteja acompanhado, mas caso compareça sozinho, também poderá usufruir da praia e do banho de mar. Para isso, o projeto disponibiliza toda a estrutura necessária, que inclui, além das cadeiras e esteiras, uma equipe de monitores, profissionais de saúde, salva-vidas e banheiro adaptado. 

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já a Prefeitura, pelas equipes de suporte do programa. Os postos que oferecem as cadeiras nas praias contam com facilitadores para prestar atendimento e orientação.

O projeto é gratuito, e fica em Praia Grande até 18 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas (Foto: Edmilson Lelo)

Continua depois da publicidade

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido a sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis. 

O programa já beneficiou mais de 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. Futuramente, será levado a outras cidades.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software