Percevejo-de-pintas-amarelas (Erthesina fullo) pode causar sérios danos em uma nação / Divulgação
Continua depois da publicidade
Considerado uma praga na Ásia, o percevejo-de-pintas-amarelas (Erthesina fullo), uma espécie originária da China, voltou a aparecer em cidades como Santos, São Vicente e Guarujá.
Segundo especialistas, sua aparição já foi registrada 22 vezes na região do litoral de São Paulo, com a maior delas sendo em Santos.
Continua depois da publicidade
Mesmo que não tenha causado danos significativos no Brasil, os pesquisadores alertam que caso a espécie se expanda, ela pode se tornar invasora, comprometendo o equilíbrio ambiental e trazendo prejuízos econômicos ao país e à América do Sul.
Da parte inseto polífago, ou seja, se alimenta de diversos tipos de plantas. Mesmo que no Brasil ele não possua dados suficientes para afirmar se a espécie representa uma ameaça para as plantas cultivadas.
Continua depois da publicidade
Ao contrário do continente asiático, onde é responsável pelo dano em algumas áreas agrícolas.
Seu tamanho pode atingir de 1,2 a 1,5 cm de comprimento, com uma aparência de um corpo verde ou amarelo com pintas amarelas.
Ele se reproduz com a fêmea depositando entre 50 a 200 ovos por vez, com o ciclo de vida durando entre 4 a 6 semanas, podendo chegar até 2 a 4 meses, dependendo das condições.
Continua depois da publicidade