O encontro aconteceu na última quinta-feira (26), no Porto de Santos / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu, na última quinta-feira (26), na sua sede, comitiva da Autoridade Portuária de Las Palmas, importante e estratégico porto situado nas Ilhas Canárias, Espanha. O presidente da APS, Anderson Pomini, e Beatriz Calzada Ojeda, presidente da Autoridade Portuária de Las Palmas, autorizaram estudos para a celebração de convênios e parcerias entre os dois portos.
Las Palmas é o maior porto multipropósito do Atlântico médio e da Espanha, tem um calado que varia de 30 a 50 metros, fica próximo à costa do Marrocos e distante 2 mil quilômetros da península Ibérica. É porta de entrada para a Europa e a África. A presidente Beatriz Ojeda informou que, com a crise de segurança no Mar Vermelho, a movimentação de Las Palmas cresceu 40%.
Continua depois da publicidade
Beatriz Ojeda informou também que há expectativa de que Las Palmas seja incluído em novas rotas de navegação para navios vindos do Brasil, por ser um trajeto mais curto, o que reduz a emissão de carbono. Há ainda a vantagem de Las Palmas ter tradição no envio de cargas para a África, principalmente de alimentos e doações humanitárias. Afirmou que há uma média de 30% de perda das cargas relacionadas a doações quando o transporte não é realizado por especialistas em atender o continente africano.
A comitiva de Las Palmas sinalizou ainda com as vantagens de empresas brasileiras que pretendam se instalar no arquipélago, formado por oito ilhas e que tem dois milhões de habitantes.
Continua depois da publicidade
O crescimento do mercado consumidor na África tem atraído empresas de vários países às Canárias. Os impostos cobrados na Europa continental estão em cerca de 25% e, nas Canárias, considerada Zona Franca, são da ordem de 4%. O Porto de Las Palmas recebe três milhões de passageiros de cruzeiros por ano. Mas, considerando todas as ilhas do arquipélago, as Canárias somam 18 milhões de visitantes/ano.
A Autoridade Portuária de Las Palmas é responsável por cinco portos e duas marinas na Ilha de Grande Canárias. Dentre as principais cargas movimentadas estão combustíveis, frutas e pescados. Las Palmas movimenta 1,2 milhões de TEUS/ano e atende 510 portos em 135 países. Dispõe também de importante infraestrutura para reparos navios, com estaleiros que servem a indústria petroleira e outros segmentos do setor.
O presidente Anderson Pomini fez uma explanação sobre os planos de investimento e expansão do Porto de Santos, abordando também os projetos de descarbonização e das parcerias já encaminhadas entre Santos e os portos de Barcelona, Valência e Algecira, na Espanha continental.
Continua depois da publicidade
Houve troca de brindes e placas entre os dois portos. O encontro foi prestigiado pelos diretores de Administração e Finanças, Júlio Cezar Alves de Oliveira; de Operações, Beto Mendes e de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Gustavo Pereira.
Integram a comitiva de Las Palmas, que também conheceu o Porto de Santos em visita embarcada pelo canal de navegação, o diretor Francisco Javier Trujillo Ramírez; a chefe de Gabinete, Angélica Muñoz Redondo; Luis Padilla Macabeo, diretor de Relações com a África; Bernardino Santana Rivero, conselheiro de Boluda e Suárez e Alexandre Bolson, advogado brasileiro/espanhol, assessor de Las Palmas para Assuntos com o Brasil.