Cotidiano

Porto garante ter 50% da verba para iniciar obras do túnel Santos-Guarujá em 2024

As novidades foram apresentadas pela Autoridade Portuária de Santos na manhã dessa terça-feira (06) em encontro com a imprensa

Jeferson Marques

Publicado em 06/06/2023 às 17:27

Atualizado em 06/06/2023 às 19:31

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Autoridade Portuária de Santos (APS) em encontro com a imprensa nessa terça, dia 06 / Nair Bueno/DL

O Porto de Santos não será privatizado. É o que garantiu o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, em coletiva de imprensa realizada na manhã dessa terça-feira (06) em sua sede administrativa. Além disso, também foi anunciado que as obras do túnel Santos-Guarujá devem ter início em 2024, e que a companhia já possui 50% da verba necessária em caixa.

Com a presença também de outros diretores da APS, o encontro durou pouco mais de uma hora e teve como objetivo divulgar as suas metas executivas. No total, foram 19 delas vinculadas a seis temas prioritários, como a integração Porto-Cidade, a melhoria da infraestrutura, valorização dos trabalhadores, transformação digital dentre outras.

"Os cem maiores portos do mundo são geridos pelo poder público. Em nenhum local temos um porto de interesse nacional administrado pelo setor privado. Falamos aqui de relação social e econômica, que é de total responsabilidade do poder público. Temos que calibrar os interesses da sociedade com operações portuárias", explica Pomini.

Dentre várias pautas abordadas, a expansão no número de containers que chegam ao Porto de Santos anualmente também foi colocada como meta a ser alcançada.

"Com responsabilidade, evidentemente, amparados em estudos, queremos dobrar o número de containers no porto de 5 milhões e 500 mil para 10 milhões".

Uma escola técnica com cursos voltados aos interesses portuários também está nos planos da companhia.

"Se falamos em expansão, falamos também de qualificação. É preciso termos mais pessoas capacitadas a exercerem as diversas funções que o porto exige. Nosso intuito é trazer essa escola técnica para dentro do Armazém 7. Já temos conversas iniciais com algumas entidades e em breve devemos ter novidades", prevê Pomini.

Túnel Santos-Guarujá

Pomini garantiu que a Autoridade Portuária já tem em caixa R$ 2,5 bilhões para a construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá. Esse valor corresponde a metade da verba prevista necessária, que seria de R$ 5 bilhões.

"Já devemos ter o início das obras para 2024. Assim que tivermos a autorização dos órgãos competentes, em especial do Ministério de Portos e Aeroportos, além das licenças ambientais e publicação dos editais, damos início a isso, que também faz parte do nosso plano de metas", lembra.

Dragagem

A Autoridade Portuária também quer contratar uma empresa para realizar estudos, através de simulações, de uma possível ampliação de profundidade do canal de navegação dos atuais 16 para 17 metros, o que atenderia navios acima de 366 metros.

"Devemos ter esses editais ainda neste ano. É um trabalho complexo que envolve muitos profissionais, das mais variadas áreas. Com essas duas obras, avançaremos para um patamar de exigências internacionais em nosso porto. Esses investimentos só mostrarão que estamos fortes no mercado e isso, indiscutivelmente, atrai mais e mais investidores, que enxergam nessas ampliações as possibilidades de novos negócios ou de expansão dos já existentes", comemora.

Na próxima terça-feira, dia 13, haverá um encontro entre a Autoridade Portuária de Santos com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O objetivo é apresentar os projetos e pedir investimentos ao Estado para a ligação seca entre Santos e Guarujá - o governador já demonstrou interesse no assunto em outras ocasiões.

O projeto atualizado também será apresentado à Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

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