O Porto de São Sebastião terá capacidade de movimentação de 4,3 milhões de toneladas anuais / Divulgação/Semil
Continua depois da publicidade
O Porto de São Sebastião deve ir a leilão em 2025, segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo nesta terça-feira (22). O Governo Federal pretende realizar a concessão de vários portos do Brasil, cujo plano do Ministério de Portos e Aeroportos deve ser lançado já em novembro deste ano.
A previsão é que a ação seja feita em 35 terminais portuários do país, pelos quais somam um investimento de R$ 11 bilhões em contratos com a iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
O leilão do Porto de São Sebastião pode acontecer no quarto trimestre do ano que vem, cujo investimento é de R$ 656 milhões. O local é administrado pelo Governo de São Paulo desde 2007, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística (Semil).
O governo estadual está com uma consulta aberta até o dia 28 de novembro, com o intuito de atrair empresas interessadas em investir em obras de modernização.
Continua depois da publicidade
Segundo a Semil, o Porto passará a ter uma capacidade de movimentação de pelo menos 4,3 milhões de toneladas por ano e terá capacidade para receber vários tipos de cargas. Ainda haverá uma nova infraestrutura para atração de navios e um novo píer.