Cotidiano

Porto de Santos tem marco histórico na movimentação de cargas em 2025; entenda

O volume representa um aumento de 3,8% e consolida o maior resultado anual da história do complexo portuário

Ana Clara Durazzo

Publicado em 17/01/2025 às 12:11

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O Porto de Santos ampliou sua participação para 29,0% em 2024, movimentando US$ 174,43 bilhões / Divulgação

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O Porto de Santos registrou um marco histórico na movimentação de cargas, atingindo 179,8 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a dezembro de 2024.

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O volume representa um aumento de 3,8% em relação a 2023 e consolida o maior resultado anual da história do complexo portuário.

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Os embarques totalizaram 131,3 milhões de toneladas, 1,0% acima do registrado no ano anterior, enquanto as descargas alcançaram 48,5 milhões de toneladas, um salto expressivo de 12,1%.

A movimentação de contêineres foi um dos principais destaques, ultrapassando a marca de 5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O ano de 2024 fechou com 5,4 milhões de TEU movimentados, um crescimento de 14,7%.

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No segmento de granéis sólidos (90,7 milhões de toneladas), o açúcar teve 27,0 milhões de toneladas movimentadas, representando um aumento de 17,8%.

Já as exportações de soja em grãos chegaram a 27,8 milhões de toneladas, enquanto o milho registrou 15,9 milhões de toneladas.

Outros produtos como farelo de soja (+2,5%), café em grãos (+41,2%) e carnes (+31,5%) também tiveram desempenhos notáveis.

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Os granéis líquidos somaram 19,6 milhões de toneladas, 1,2% acima de 2023, registrando a maior marca histórica para o segmento. Destaque para o aumento na movimentação de gasolina, de 48,2%, do óleo diesel e gasóleo, de 25,8%.

Já o segmento de carga geral solta totalizou 9,6 milhões de toneladas, alta de 9,3%, com a celulose liderando as movimentações, alcançando 8,1 milhões de toneladas (+11,3%).

O fluxo de navios também apresentou crescimento de 1,9%, com 5.557 embarcações passando pelo Porto de Santos.

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O Porto de Santos ampliou sua participação para 29,0% em 2024, movimentando US$ 174,43 bilhões.

A China permaneceu como o principal parceiro comercial, representando 27% das transações, enquanto o Estado de São Paulo respondeu por 53,7% das operações internacionais.

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