Cotidiano
Iniciativa do OGMO-Santos, a atividade faz parte da Campanha da Saúde do Homem. O exame seguro e confiável, além de não necessitar de infraestrutura laboratorial
Continua depois da publicidade
De 15 a 19 de setembro, o OGMO-Santos realiza a 2ª Campanha de Saúde do Homem – Diagnóstico, Orientação e Prevenção do HIV e Sífilis no Porto de Santos. A iniciativa é voltada aos trabalhadores portuários avulsos e apresentará diversas ações preventivas assim como exames rápidos para detecção de doenças.
Pela primeira vez no Brasil, um novo teste rápido de HIV realizado por fluido oral será disponibilizado para heterossexuais. É um exame seguro e confiável, além de não necessitar de infraestrutura laboratorial.
“É muito importante essa iniciativa e sermos os pioneiros no teste rápido de HIV para heterossexuais. O trabalho visa a conscientização e a prevenção, buscando sempre a qualidade de vida para o trabalhador portuário”, explica Adelson Passos, gerente-geral do OGMO-Santos.
O teste já está disponível no SUS para populações prioritárias que apresentam maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV, como: homens que fazem sexo com homens, gays, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua.
Continua depois da publicidade
Haverá também coleta de BK – Tuberculose, vacinação, prevenção e orientação sobre câncer bucal, dengue e zoonoses. Os resultados serão entregues 50 minutos após realização. O atendimento será feito por um técnico em sala individual. As informações dos exames são confidenciais e só o TPA terá acesso a seu resultado.
A abertura da campanha será dia 12/09/2014 às 10h, no auditório do Posto de Escalação 3 - Av. Gov. Mário Covas Junior s/nº, Estuário/Santos.
Continua depois da publicidade
Orientações
Para viabilizar os testes, os trabalhadores devem seguir algumas orientações. Por isso, 30 minutos antes do exame não é permitido escovar os dentes, ingerir bebida alcoólica, fumar ou inalar substâncias químicas, praticar qualquer atividade oral e, no caso das mulheres, é preciso estar sem batom.
Testagem HIV e Sífilis
Continua depois da publicidade
Para o HIV, será realizado o exame fluido oral, através do uso de um “grande cotonete” em que a própria pessoa passa na boca, na gengiva, e entrega ao profissional que o colocará no recipiente do exame.
No teste de sífilis, será realizado um “furo” no dedo, chamado polpa digital.
Programação - Circuito Saúde:
Continua depois da publicidade
Das 11 às 19h:
Coleta de Sangue, teste rápido e fluido oral (testes: HIV e Sífilis)
Das 11 às 14h:
Continua depois da publicidade
Coleta de BK – Tuberculose
Vacinação
Prevenção e Orientação sobre o Câncer Bocal
Prevenção e Orientação sobre a Dengue
Prevenção e Orientação sobre Zoonoses
Continua depois da publicidade