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O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo, confirmou, ontem, o novo calado de -13,2 metros homologado para o trecho 4 do canal de navegação do Porto de Santos, após reunião com o Capitão dos Portos de São Paulo.
A nova marca se estende, agora, até o terminal para graneis líquidos da Alemoa, na altura do berço Alemoa 2.
“O aumento de calado é resultado do trabalho que a Codesp vem realizando, em conjunto com a Secretaria de Portos (SEP), através de contratações rápidas e dragagens cirúrgicas, objetivando não só manter, mas aumentar o calado para oferecer melhores condições operacionais a todos os terminais portuários”, explica Caputo.
O aumento de calado é resultado da última dragagem efetuada no trecho 4. A batimetria efetuada logo após a conclusão do serviço, foi validada pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), elevando o calado naquele trecho. Segundo o presidente, a profundidade média atingida em todos os trechos é de -15 metros.
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“Não estão descartadas, no entanto, novas contratações de dragagem pela própria Codesp, caso o processo previsto no Plano Nacional de Dragagem sofra novo atraso, tudo de comum acordo entre a Companhia Docas e o ministério supervisor”, afirma Caputo.
Enquanto a SEP não conclui a licitação para a dragagem do Porto de Santos, o órgão delegou, em janeiro do ano passado, à Companhia Docas a competência de efetuar intervenções pontuais, principalmente, em situações de ressacas, que reduzem, bruscamente, as profundidades do canal de navegação.
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