Cotidiano

Porteiro salva bebê de engasgo com leite em Santos

César Augusto Neves trabalha há pouco mais de um ano em um prédio no Embaré, em Santos.

Vanessa Pimentel

Publicado em 10/02/2020 às 08:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O episódio aconteceu por volta das 5h30 do dia 30 de janeiro, em um prédio no Embaré, em Santos. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Continua depois da publicidade

Um bebê de apenas três meses foi salvo por um porteiro, após se engasgar com leite. O episódio aconteceu por volta das 5h30, do dia 30 de janeiro passado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

César Augusto Neves trabalha há pouco mais de um ano como porteiro, em um prédio localizado na Rua Comendador Alfaia Rodrigues, em Santos.

Continua depois da publicidade

Durante a madrugada, percebeu pelas câmeras de segurança que um casal de moradores estava aflito enquanto descia o elevador com a filha no colo. "Vi que eles apresentavam um comportamento estranho e estavam saindo de casa em um horário que não é habitual para eles".

César correu até a garagem para perguntar o que estava acontecendo e ver se podia ajudar. Assim que chegou, os pais nervosos disseram que estavam indo ao hospital porque a filha estava engasgada com leite.

Continua depois da publicidade

"Não pensei duas vezes e peguei a neném pela janela do carro mesmo. Virei ela em ângulo de 45 graus e dei tapinhas nas costas. Na hora ela voltou e começou a chorar", detalha o porteiro.

Os pais seguiram para o hospital para fazer uma avaliação, mas pouco tempo depois já estavam de volta, comemorando ao lado de Augusto.

"Assim que chegaram vieram até a guarita me agradecer. Peguei a pequena no colo e na hora lembrei da minha sobrinha de um ano e dez meses que mora comigo. A gente se identifica, né. É muito gratificante fazer a diferença na vida de alguém", declarou.

Continua depois da publicidade

CURIOSIDADE

César serviu ao exército em 2004 e lá aprendeu algumas técnicas de primeiros socorros. Mas, de acordo com ele, foram tutoriais no Youtube que lhe ensinaram o que fazer em casos como esse.

Ele conta que sempre foi curioso e saber o que fazer em situações de emergência são assuntos que chamam a atenção dele. Por isso, vive pesquisando na internet assuntos relacionados ao tema.

Continua depois da publicidade

"Esses dias estava passando uma matéria sobre policiais que salvaram uma criança engasgada e na hora que aquilo aconteceu comigo, lembrei da posição e da importância de manter a calma, já que os envolvidos com o bebê com certeza estarão nervosos".

BOMBEIROS

Em casos de engasgamento, é possível solicitar ajuda pelo 192 (SAMU) ou pelo 193 (Corpo de Bombeiros).

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, se conseguir, deite o bebê com a barriga para baixo em cima do seu braço, use sua coxa para apoio e com a mão segure a mandíbula do bebê. A cabeça da criança deve ficar mais baixa do que o corpo, para facilitar a saída do leite. Com a palma da mão dê 5 tapas no meio das costas. A força depende da idade do bebê, quanto maior, mais fortes os tapas devem ser.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software