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A Prefeitura de Santos multou em R$ 5.938,13 e fechou hoje, por 24 horas, a agência do Banco Itaú, localizada à Rua General Câmara, no Centro da Cidade, por descumprimento à lei municipal 2.331, de 2005, que determina prazos máximos para o atendimento de clientes. Antes do fechamento, o Itaú havia sido multado duas vezes - uma em outubro e a outra em dezembro de 2014, em R$ 5 e R$ 10 mil respectivamente.
Quem procurou a agência encontrou guardas municipais e policiais militares impedindo a entrada. Somente os terminais de autoatendimento foram liberados. Conforme a lei, os bancos têm até 15 minutos para atender a população em dias normais; 20 minutos às vésperas e após os feriados prolongados e 30 minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos, municipais, estaduais e federais.
A fiscal municipal Gisleine Pontes, responsável pelo cumprimento da lei, disse na porta da agência que é a primeira vez que a Prefeitura fechou uma agência por descumprimento. Ela explicou que a operação ocorreu em virtude de uma denúncia encaminhada à Ouvidoria Municipal. “Os usuários e clientes devem guardar o tíquete que recebem na entrada e pedir a autenticação no caixa para comprovar a espera além do tempo permitido. O comprovante deve ser apresentado na Ouvidoria, mesmo por e-mail, que abre boletim de ocorrência e o encaminha à fiscalização”, detalha.
Segundo apurado, de junho do ano passado até este mês, 16 agências foram multadas, mas apenas duas pagaram. As demais entraram com recursos para evitar o prejuízo. O valor da multa dobra em caso de reincidência. Na terceira irregularidade a agência é impedida de funcionar por 24 horas. A Agência do Itaú tem 30 funcionários e atende cerca de mil pessoas por dia.
A Reportagem conversou com clientes e todos concordaram com a atitude da Administração. “Está correto fechar a agência. Se não está respeitando os 15 minutos, tem que ser penalizada. As pessoas ficam muito tempo esperando. É preciso fazer isso em outros bancos”, disse Rubens Gonçalves Silva.
Rodolfo Luiz Cotting disse que chegou a parabenizar os fiscais. “O atendimento precisa ser melhorado. Quem não cumpre a lei tem que ser punido. Estou plenamente de acordo. Que assim seja, sempre”.
“Esses problemas são a realidade das agências não só na Baixada Santista, mas em todo o Brasil, principalmente após a fusão do Itaú com o Unibanco, que gerou milhares de cortes. A cada dia que passa são menos bancários e mais metas, que dão margem para assédio moral e exploração dos trabalhadores”, afirma Élcio Quinta, diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Itaú. O Sindicato orienta a população a seguir denunciando, qualquer banco que descumpra a legislação, por meio da Ouvidoria Municipal.
Banco
Procurado, o Itaú informou que tem foco constante na agilidade e qualidade do atendimento aos clientes e pratica o controle dos tempos de espera em suas agências por meio de metodologia própria aplicada antes mesmo da promulgação das leis sobre tempo de atendimento.
O banco ressalta que essas advertências são casos pontuais e já foram sanadas. O banco continua focado no investimento em equipes capacitadas, serviços de qualidade diferenciada e tecnologia, reafirmando seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente.
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