Cotidiano

População reclama da falta de vacina contra a Covid-19 em Peruíbe

A vacinação deveria ser agendada no site vacina.peruibe2.sp.gov.br, mas os munícipes não conseguem completar o agendamento

Nayara Martins

Publicado em 01/07/2021 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Moradores não conseguem fazer o agendamento no site / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Munícipes de Peruíbe que estão na faixa etária acima dos 40 anos não conseguem receber a primeira dose vacina contra a Covid-19. A Prefeitura havia divulgado a antecipação para este público, desde o último dia 23. A vacinação deveria ser agendada no site vacina.peruibe2.sp.gov.br, mas os munícipes não conseguem completar o agendamento.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Um exemplo é o servidor público Rogério Vasconcellos, de 48 anos, que mora no Jardim Ribamar, e explica que não consegue agendar no site e nem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro ou do Jardim Ribamar.

Continua depois da publicidade

"Já fui nas UBSs do Centro e do Jardim Ribamar e eles dizem que não atendem quem não está agendado. Mas o site está indisponível e não funciona desde o dia 23", desabafa.

Para a diarista Jussara dos Santos, de 54 anos, e o marido, de 50 anos, do bairro Jardim das Flores, também está difícil se vacinar. "Tentamos agendar no site, mas está sempre indisponível. Hoje fui marcar direto na UBS do Jardim Ribamar, mas não consigo".

Continua depois da publicidade

A mesma situação ocorre na UBS do Centro, onde algumas pessoas tentavam tomar a primeira dose da vacina.

A dona de casa Lidiane Valéria Vieira dos Santos, de 43 anos, do bairro Caraguava, afirma que há uma semana ela e a filha tentam, mas não conseguem agendar. "Não consigo fazer o agendamento sozinha e minha filha está prestes a ganhar bebê na maternidade. A UBS deveria agendar no local.".

No site disponibilizado pela Prefeitura, uma mensagem informa que o "agendamento público geral está indisponível no momento. Primeira dose: Todas as doses disponíveis para vacinação já foram agendadas. Assim que novas doses chegarem na cidade informaremos em nossos canais de comunicação".

Continua depois da publicidade

PREFEITURA.

A prefeitura de Peruíbe afirma que não procede a informação que a população nesta faixa etária não consegue se vacinar. E que desde o dia 23, adultos a partir de 40 anos têm recebido a vacina diariamente.

Diz que não há falta de vacinas e que para atender os agendamentos que já foram feitos, há, neste momento, mais de 1700 doses. E que há doses para pessoas que não possuem acesso à internet ou não tenham a instrução necessária para agendar por esta ferramenta.

Continua depois da publicidade

Diz ainda que cerca de 3 mil pessoas nesta faixa etária já conseguiram agendar e que as demais conseguirão assim que novas doses chegarem na Cidade.

Quanto ao agendamento indisponível no site, diz que o sistema só fica disponível enquanto há doses para agendamento, e quando todas as doses disponíveis para a plataforma são agendadas, o sistema fica temporariamente indisponível para não correr o risco de o munícipe agendar e não ter a dose no dia marcado.

A prefeitura explica que é possível fazer o agendamento nos postos fixos e também pela busca ativa nas unidades volantes. E que, nesta terça-feira (29), a secretaria de Saúde recebeu novas doses.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software