Continua depois da publicidade
Os moradores dos morros ganharão uma unidade do Restaurante Popular Bom Prato, que será construída em terreno na Rua São João (Morro do São Bento). Com projeto arquitetônico ecologicamente sustentável, o novo equipamento terá cerca de 2 mil m² de área construída e cinco pavimentos, sendo dois andares de refeitório, cada um com 152 lugares, onde serão servidas refeições equilibradas, do ponto de vista nutricional, a preços acessíveis.
Primeiro passo nesse sentido foi dado ontem (20) pela prefeitura, com a publicação, no Diário Oficial (página 8), de aviso de edital de licitação para contratação da empresa que executará as obras. A abertura das propostas está marcada para 25 de junho e a previsão para assinatura do contrato é julho, seguido do início dos trabalhos, que devem durar 15 meses.
O prédio, que terá acesso de serviço pela Avenida Santo Antônio do Valongo e Rua das Pedras, contará também com posto de inclusão digital do Acessa São Paulo e ainda espaço para atender as famílias do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) São Bento.
“Com esta terceira unidade, Santos se torna o município com maior número de restaurantes populares no Estado, fora a Capital. É um compromisso que será cumprido para atender a comunidade dos morros. O equipamento vai agregar ambiente de qualificação profissional, com cursos do Pronatec, por exemplo”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. As obras estão orçadas em R$ 6,7 milhões.
Continua depois da publicidade
Sustentabilidade
De autoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o projeto arquitetônico, já concluído, inclui ainda 180 m² de telhado verde, composto de grama, que impermeabiliza e resfria o ambiente interno. Toda a água que cair na laje será reaproveitada e armazenada em caixas d’água, para uso de lavagem de espaço comum e descarga do banheiro. Também haverá escada envidraçada e outros ambientes com vidro para reduzir o consumo de energia, aproveitando ao máximo a luz solar. Além disso, o edifício contará com dois elevadores.
Continua depois da publicidade