Continua depois da publicidade
No primeiro dia de Operação Verão, na última quinta-feira, a população já notou a diferença nas ruas e se diz segura com a presença do efetivo extra de policiamento. O que era reclamação constante dos moradores de São Vicente tornou-se motivo de elogio: uma base policial voltou a se fixar na Praça da Biquinha.
Em matéria publicada ainda este mês pelo Diário do Litoral, moradores reclamaram da retirada da base policial do local, onde durante o dia inteiro funciona comércio e à noite é utilizado para lazer da população.
Já na última quinta-feira, quem passava pela Avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça da Biquinha, notava a presença de efetivo policial em diversos pontos da orla da praia. Inclusive na praça, que estava com o comércio fechado, havia uma viatura estacionada com mais policiais.
Na opinião da professora Maria Luisa Hourneaux, o policiamento no local deveria voltar a ser constante, e não só durante o verão. Ela é nascida em São Vicente, mas mora em Santo André. Vem pelo menos duas vezes por mês até a cidade onde nasceu.
Continua depois da publicidade
“Eu tenho apartamento aqui em volta da Praça da Biquinha. Quem mora aqui sabe que à noite, sem policial, ficam uns trombadinhas, até usuários de drogas”, conta. Ela passeava com seu cachorro pela praça, ontem, quando falou à Reportagem do DL e se disse segura.
Da mesma opinião é o eletricista Gil Dázio e sua esposa, a inspetora Zélia de Souza. Eles estão na Cidade à passeio, são de São Bernardo do Campo, mas afirmam que o policiamento presente nas ruas dá segurança para moradores e turistas.
Continua depois da publicidade
“Eu tenho notado mesmo que tem bastante policial nas ruas. O turista, como eu, se sente bem mais seguro de frequentar praças como essa aqui (da Biquinha). Acho que para a população que mora aqui em São Vicente é essencial essa quantidade de policial durante o ano inteiro”, disse Dázio, que além da esposa, estava acompanhado dos filhos.
Policiamento
De acordo com a Prefeitura de São Vicente, o município recebeu o reforço de 250 homens para Operação Verão da Polícia Militar. O efetivo extra permanece na Cidade somente até o dia 31 de janeiro, quando o movimento de turistas cai consideravelmente.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Militar, o efetivo não irá permanecer na cidade após a Operação Verão.