Continua depois da publicidade
Ruas e avenidas de Praia Grande receberam, na última sexta-feira (14) e sábado (15), a Força-Tarefa da Segurança. A ação, que será repetida aos finais de semana e na temporada de verão, recebeu total apoio e foi elogiada por munícipes e turistas, que acompanharam atentamente a movimentação de várias secretarias municipais e também das polícias Civil e Militar.
Durante os dois dias, um dos destaques das atividades desenvolvidas foi a intensificação da fiscalização da orla da praia, principalmente na questão voltada à segurança no calçadão. Patrulhamentos em pontos específicos de vários bairros da Cidade, estabelecimentos e casas de festas também fizeram parte dos trabalhos.
O empresário Geison Lopes da Silva, residente no Bairro Guilhermina, afirmou que ações deste tipo fazem com que a população fique mais tranquila ao andar pelo Município. “Essa iniciativa é muito válida. A Prefeitura e as polícias estão de parabéns. Me sinto mais seguro assim”.
Para a bancária Maria Luiza Gama Narciso, que reside em São Paulo e possui um apartamento no bairro Tupi, a Força-Tarefa consegue inibir a atuação dos bandidos. “Com a polícia e a Guarda Civil Municipal nas ruas, as pessoas mal intencionadas não terão coragem de cometer delitos. Quem ganha com isso é a população, que pode desfrutar desta praia linda”.
Continua depois da publicidade
Saldo positivo
Participaram da Força-Tarefa cerca de 40 profissionais das secretarias municipais de Assuntos de Segurança Pública, Urbanismo (Seurb), Trânsito (Setran), Meio Ambiente (Sema), Guarda Civil Municipal (GCM) e representantes das polícias Civil e Militar. No total, 15 viaturas, guincho e motos apoiaram a ação.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto, o saldo dos trabalhos foi positivo. “Um dos objetivos é a prevenção ao crime. A Força-Tarefa favorece a operação integrada existente na Cidade. Serão realizados trabalhos constantemente antes e durante a temporada de verão”.
No total, foram apreendidas 70 bicicletas sem documentação, 150 indivíduos averiguados e dois estabelecimentos interditados pelo descumprimento de normas estabelecidas no alvará de funcionamento. Outro destaque da Força-Tarefa ficou por conta da apreensão de drogas, como maconha e lança perfume.
Bicicleta recuperada
Continua depois da publicidade
Um dos pontos altos da operação ocorreu na noite de sexta-feira (14). Após a abordagem de indivíduos suspeitos na orla da praia do Bairro Guilhermina, algumas bicicletas sem documentação foram apreendidas e indivíduos que não possuíam nenhum tipo de documento pessoal foram encaminhados para o 1° Distrito de Polícia (DP).
No momento em que as bicicletas eram colocadas no caminhão para serem transportadas para um depósito da Setran, o estudante Alex Francisco dos Santos, residente no Antártica, reconheceu a sua, que havia sido roubada em agosto. “Tenho a documentação dela. Estou feliz porque achei que nunca mais a veria”.
Denúncias
Continua depois da publicidade
Munícipes e turistas podem entrar em contato para denúncias pelo telefone da Ouvidoria Municipal 162 e nos casos relacionados à Segurança Pública, os telefones são 190 (PM) e 199 (Guarda Civil Municipal).